O governo do Estado divulgou ontem nota explicando a revogação da nomeação da vice-governadora Cida Borguetti (PROS) para a chefia do escritório de representação do Paraná em Brasília. Ela havia sido nomeada para o cargo no início do mês pelo governador Beto Richa (PSDB), mas na última sexta-feira, um novo decreto foi publicado, cancelando a decisão. Segundo o governo, Cida Borghetti manterá as funções de coordenação política do órgão, mas as funções administrativas e burocráticas serão exercidas por outro servidor público a ser nomeado nos próximos dias.

Relacionamento
Como vice-governadora, tenho sob minha responsabilidade a articulação direta dos projetos e programas do governo do Paraná junto ao governo federal. Isso implica em reuniões semanais com a bancada federal, os ministérios e instituições em Brasília. É um trabalho político e de relacionamento, diz a vice. Ao mesmo tempo, tenho funções constitucionais como vice-governadora aqui no Paraná. Vou continuar dividindo meu tempo entre Brasília e Curitiba, explicou ela.

Lobby
Deputados federais que apoiam o governo Beto Richa estariam fazendo lobby para que o suplente Osmar Bertoldi (DEM) assuma a chefia do escritório do Estado em Brasília. Bertoldi chegou a assumir uma vaga na Câmara no início do ano, mas perdeu o posto depois que o titular, Fernando Francischini (SD), pediu demissão da Secretaria de Estado da Segurança, após o confronto entre policiais e manifestantes no último dia 29 de abril, no Centro Cívico, que deixou mais de 200 pessoas feridas.

Impeachment
Um grupo de advogados protocolou ontem, na Assembleia Legislativa, um pedido de abertura de processo de impeachment contra o governador Beto Richa (PSDB). A petição, segundo eles, foi subscrita por cerca de seis mil pessoas, e está assinada por, entre outros, os advogados Tarso Violin, André Passos, Nasser Ahmad Allan, Sandro Lunard Nicoladeli, Lincon Schroeder Sobrinho, Samir Namur, Haroldo Alves Ribeiro Jr e Júlio Cezar Bittencourt Silva. Eles responsabilizam Richa pelo uso desproporcional da força policial contra manifestantes no último dia 29. E apontam ainda que o governador teria determinado a manutenção dos ataques com bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e balas de borracha mesmo depois que já se tinha a informação de pessoas feridas.

Rito
O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou que vai encaminhar o pedido à Procuradoria da Casa, para análise jurídica. A Procuradoria vai dizer o caminho legal, disse Traiano, que pode arquivar o pedido ou colocá-lo em votação no plenário. São precisos os votos de dois terços dos 54 deputados para a abertura do processo. Caso isso aconteça, é criado um tribunal especial de impeachment, integrado por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça, sorteados. A presidência do tribunal especial fica com o presidente do TJ. Caso dê empate, é ele quem dará o voto de minerva.

Tucanos
O atual presidente do PSDB de Curitiba, Juraci Barbosa, é candidato único na eleição marcada para o próximo domingo, 31, na Sociedade Urca. A deputada Mara Lima será a vice. Os vereadores Professor Galdino, Felipe Braga, Beto Moraes e Serginho do Posto farão parte da executiva.