A greve dos professores da rede estadual de ensino entra hoje no seu 29º dia, e amanhã completa um mês corrido. Deflagrada no dia 27 de abril, ainda há impasse sobre o seu fim — que vem sendo negociado entre Sindicato dos Trabalhadores ne Educação Pública do Estado (APP-Sindicato) e deputados estaduais. Enquanto isso, seguem as divergências.

Ontem, a Secretaria de Estado da Educação divulgou que 80% das 2,1 mil escolas estaduais do Paraná ficaram abertas e tiveram atividades totais ou parciais. Já a APP, mais cedo, informava que 85% das escolas no Estado permaneciam sem aulas.
Segundo a Secretaria de Educação, estavam fechadas ontem penas 352 escolas. Além das escolas que funcionam com aulas normalmente ou em parte, com alguns professores trabalhando e outros não, há casos de escolas que estão abertas, mas não há aula porque os alunos não vão ao colégio, devido à greve.
Em vista desse cenário, a secretária estadual da Educação, professora Ana Seres, orienta os pais de estudantes de todo o Estado a procurarem as escolas e colégios onde seus filhos estudam para se informar da real situação e conversar sobre a volta às aulas.
Núcleos regionais — Ontem, a APP concentrou as ações nos Núcleos Regionais de Educação do Estado, na Capital e no interior. Os professores em greve fizeram bloqueios na frente dos núcleos. No Núcleo de Curitiba, a manifestação não barrou os funcionários, mas mesmo assim o atendimento ao público ficou suspenso.