Uma exposição prática, destinada a leigos, sobre primeiros socorros abriu ontem a semana de comemorações dos 25 anos de história do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). A exposição, que segue hoje, acontece no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. A entrada é gratuita. 

Foram montadas cinco estações com socorristas preparados para tirar dúvidas dos visitantes e demonstrar a conduta que deve ser adotada pela população para cada tipo de ocorrência. Estamos fazendo simulações de reanimação cardíaca, desobstrução de vias aéreas, imobilização de fraturas e outros procedimentos que qualquer pessoa pode fazer em uma situação de emergência, explicou a médica do Siate, Mônica Parolin.
O objetivo é orientar o público em geral sobre o que fazer ao se deparar com situações que envolvam vítimas de trauma, como acidentes de trânsito (colisões e atropelamentos), acidentes de trabalho, lesões durante prática esportiva, quedas, agressões, ferimentos por arma de fogo e intoxicações.