Em Curitiba, a Prefeitura, em parceria com o Sesc-PR, programou uma série de atividades durante toda quarta-feira, entre elas aulas de zumba nos terminais de ônibus e uma extensa programação nas Ruas da Cidadania e na Rua XV. Com o lema Você se mexe e o mundo mexe junto, o Dia do Desafio consiste em uma competição entre duas cidades que mobilizam as pessoas para a prática de atividades físicas. Este ano, Curitiba competirá com Manaus.
Coordenadas pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, as atividades irão acontecer em nas administrações regionais, mas o objetivo é que as pessoas tomem a iniciativa e façam exercícios por conta própria. Vale caminhar, correr, dançar, pedalar, subir escada, alongar, pular, brincar etc. O importante é realizar, durante alguns minutos, uma atividade física e depois registrar a participação pelo telefone 0800 730 1003 ou pelo endereço eletrônico www.sescpr.com.br .
Entre outras ações, destacam-se as aulas de zumba e alongamento nos terminais de ônibus e Ruas da Cidadania, feitas em conjunto com os Portais do Futuro. As atividades nos terminais irão acontecer no Carmo e Boqueirão, a partir das 15 horas. Na Regional Matriz, haverá aulas de dança e zumba na Rua da Cidadania, na Praça Rui Barbosa; no Mercado Municipal e na Praça Ouvidor Pardinho.
As pessoas que passarem pela Boca Maldita, no Centro da cidade, poderão participar de várias atividades, entre 9h e 17 horas. Estão na programação jogos gigantes, camas elásticas, tênis de mesa, muro de escalada e também aula de zumba e apresentações de Kung-Fu e Tai Chi Chuan.
O Dia do Desafio surgiu no Canadá, em 1983, quando o prefeito da cidade sugeriu que as pessoas saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos. No ano seguinte a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e foi tomando um grande porte.