A 5ª temporada do reality social “Papo de Polícia” estreia neste domingo, dia 31 de maio, no Multishow. O programa exibe o cotidiano do soldado do Batalhão de Operações Especiais Policiais (BOPE) do Rio de Janeiro, Higor Virgínio Cabral de Oliveira, de 33 anos, nascido e criado em uma favela da zona norte da cidade. E será exibido hoje (26/5), às 16h, com exclusividade para os soldados do batalhão, na própria sede do Bope (Rua Campo Belo, 150 Laranjeiras, RJ).

A produtora AfroReggae acompanhou Virgínio em diferentes momentos e exibe, com exclusividade, cenas de operações que retratam como é desempenhar a função de soldado do Bope. O programa mostra também o projeto social de Virgínio, no Morro da Casa Branca, no Complexo do Borel, onde ele ensina kickboxing para aproximadamente 80 pessoas, entre 8 e 42 anos, muitos ex-traficantes e egressos.

Logo aos 18 anos, Virgínio, que sempre estudou em colégio público, entrou para o Exército, onde fez curso de Comandos, uma espécie de Operações Especiais.

Voltou ao Rio em 2008, aprovado para a Polícia Militar. Começou, então, em 2009, a atuar na Unidade de Polícia Pacificadora do Morro do Borel, na Tijuca, zona norte do Rio. Anos depois, foi um dos 300 candidatos para o curso do Bope. Apenas 70 candidatos começaram o curso. Só 22 concluíram, entre eles o “56”, número que Virgínio usou na camisa durante os cinco meses de obstáculos físicos e psicológicos.

Virgínio já era oficialmente um caveira, como são chamados os policiais da Tropa de Elite da PM fluminense. Mas não deixou as aulas de kickboxing de lado. Foi então, em 2010, que iniciou o projeto que mais lhe deu prazer na vida: as aulas gratuitas do esporte no Morro da Casa Branca. Três vezes por semana, as aulas ocorrem naturalmente, entre todos os alunos da comunidade, que sabem da função do soldado do Bope e seguem frequentando o curso, com muito respeito ao professor. Ali, não há distinção de lados.

A 5ª temporada de Papo de Polícia terá sete episódios exibidos diariamente a partir do domingo, 31 de maio, às 23h30, no Multishow. No domingo, dia 7 de maio, o canal exibirá todos os episódios, consecutivamente, a partir das 23h30. O reality social “Papo de Polícia” é uma produção do Grupo Cultural AfroReggae.