SÃO PAULO, SP (FLHAPRESS) – A Fundação Bienal de São Paulo anunciou nesta terça (26) a data da 32ª Bienal de São Paulo. Realizada a cada dois anos, a exposição ocorrerá entre os dias 10 de setembro e 11 de dezembro de 2016.
Sob o conceito “Medidas da Incerteza”, título provisório anunciado em fevereiro, a mostra terá curadoria do alemão Jochen Volz, que já foi diretor artístico do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e cocurador da Bienal de Veneza, em 2009.
Ele comandará uma equipe internacional na concepção do evento. O time é formado por Gabi Ngcobo (África do Sul), Júlia Rebouças (Brasil) e Lars Bang Larsen (Dinamarca).
A última edição, batizada “Como Falar de Coisas que Não Existem”, ocupou o pavilhão Ciccillo Matarazzo, no parque Ibirapuera, em setembro de 2014 e reuniu mais de 250 trabalhos surgidos a partir de 81 projetos, autorais ou coletivos.
À época, 55 dos 86 artistas participantes chegaram a enviar uma carta aos curadores (Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Oren Sagiv e Pablo Lafuente) e à direção da instituição para manifestar repúdio ao apoio financeiro de Israel.
A Bienal do ano passado foi marcada pelo teor político que permeava muitas das obras ali expostas, em um momento em que o Brasil vivia o período de eleições presidenciais ainda na esteira dos efeitos e indignações que levaram manifestações às ruas de diversas cidades do país.