O governador Beto Richa assinou, no último dia 22 de maio, o decreto 1.517/2015 que cria o Programa Paranaense de Mobilidade por Bicicleta (CicloParaná). É com muita satisfação que trazemos esta notícia na coluna Conteúdo Sustentável, tendo em vista que nos anos de 2013 e 2014 esta colunista participou ativamente das discussões para elaboração do programa. O Ciclo Paraná prevê incentivos para o uso da bicicleta no Estado. Além disso, o Programa foi idealizado com base em quatro eixos principais: Cidadania, Turismo, Esporte, Infraestrutura e Economia. O objetivo do decreto é implementar ações que consolidem a utilização da bicicleta como meio de transporte, prática esportiva e de lazer, bem como desenvolver a cidadania, a segurança viária, a saúde, a educação no transito e o turismo sustentável.

Conciclo
O decreto 1.517/2015 cria ainda o Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo), que terá a participação de órgãos públicos estaduais, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Cicloiguaçu), organização que reúne ciclistas de todo o Paraná. O Conciclo deverá elaborar e debater propostas de políticas públicas para viabilizar o cumprimento das ações elencadas no decreto. A coordenação do Conciclo caberá à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos por indicação do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Porto de Paranaguá promove oficinas na Semana do Meio Ambiente
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promove – nos dias 01, 02 e 03 de junho – oficinas técnicas abertas à população nas áreas de resíduos sólidos, mobilidade urbana sustentável e controle e prevenção de acidentes ambientais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.portosdoparana.pr.gov.br. A programação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente no Paraná.

Dia Nacional da Mata Atlântica 2
Hoje, data em que se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica, trazemos mais um fato curioso sobre a Floresta com Araucária, ecossistema associado ao bioma Mata Atlântica. Você sabia que a conservação de remanescentes de Floresta com Araucárias pode representar uma alternativa viável para a própria produção sombreada da erva-mate? Nativa desse ecossistema, estudos indicam que a planta se desenvolve melhor em seu ambiente natural, no interior da floresta, crescendo com folhas maiores que implicam em melhor aproveitamento e gosto mais suave do chá extraído, explica Guilherme Karam, coordenador de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Sancionado o marco legal da biodiversidade
No último dia 20 de maio a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei que define o novo marco legal da biodiversidade. O dispositivo define o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado e entrará em vigor 180 dias depois da publicação no Diário Oficial da União. O objetivo da matéria é desburocratizar o processo e estimular o desenvolvimento sustentável. O novo marco legal da biodiversidade surge, destaca a inclusão social e a repartição de benefícios, reconhecendo os conhecimentos dos povos tradicionais.

Disputa Sustentável
A MRV Engenharia organizou um campeonato para incentivar seus operários a executar o maior número de práticas de sustentabilidade em 100 canteiros de obra do país, o que gerou mais de 1,2 mil ações ambientais entre julho de 2014 até maio de 2015. As seis obras paranaenses que participaram da disputa ficaram entre o 16ª e 35ª colocações, com índices de eficiência no quesito sustentabilidade entre 87% a 99%. Entre as ações ambientais, se destacam a segregação de resíduos e suas destinações corretas, utilização de lâmpadas de garrafa PET, de telhas translucidas, utilização de água da chuva, ações de logística reversa, entre outras, que resultaram em uma economia de mais de R$ 4,3 milhões entre julho de 2014 a março de 2015.

Ceres Battistelli. Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação.