A ala dissidente do PMDB decidiu lançar o deputado estadual e líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli, como candidato à presidência do partido no Estado. A convenção está marcada para outubro. A intenção é se contrapor à candidatura do deputado federal João Arruda (PMDB), sobrinho do senador Roberto Requião. O PMDB é maior do que a família do Requião, diz o secretário-geral do PMDB de Curitiba, Doático Santos, lembrando que o senador também já lançou o filho, o deputado estadual Maurício Requião Filho, como pré-candidato da legenda à sucessão do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT).

Dissolução
Atualmente, o presidente da Executiva Estadual do PMDB é o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures. Ele foi alçado ao cargo durante a campanha eleitoral do ano passado, depois que o grupo de Requião dissolveu a antiga Executiva, comandada pelo deputado federal Osmar Serraglio, sob a acusação de infidelidade partidária. A briga continua até hoje na Justiça. Antes disso, Requião venceu a convenção que o indicou como candidato próprio do partido ao governo, em contraposição ao grupo de Romanelli, que defendia o apoio da legenda à reeleição do governador Beto Richa (PSDB).

Convenção
Presidente do PSDB do Paraná, o deputado federal Valdir Rossoni, anunciou ontem que o secretário geral do partido e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, será o responsável pelo partido durante o período de organização e realização da convenção do diretório estadual. A convenção está marcada para o próximo dia 14, e Traiano é candidato único a suceder Rossoni no comando do partido.

Novo ciclo
Depois de oito anos no comando do partido e dois anos na vice-presidência, Rossoni deu como completa sua missão. Acredito que cumpri meu papel na presidência do PSDB e agora o partido se prepara para um novo ciclo que inicia após a convenção, em junho, disse ele, que foi presidente do partido de março de 2005 a abril de 2011; vice-presidente de abril de 2011 a abril de 2013 e novamente presidente de maio de 2013 a abril de 2015.

Multa
O ex-secretário estadual de Educação, Flávio José Arns foi multado em R$ 725,48, por descumprir determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em relação à gestão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A multa foi aplicada no processo de prestação de contas de 2013 do Fundeb, cujo orçamento atingiu R$ 3,36 bilhões. As contas foram julgadas regulares com ressalva.

Saldo
A ressalva foi o descumprimento de determinação do TCE quando julgou as contas de 2012 do Fundeb. Na época, o Tribunal apontou ressalvas em relação à divergência no valor do saldo financeiro do fundo sem a emissão de empenho e à remuneração indevida de profissionais que trabalham nas escolas com recursos da parcela de 60% do Fundeb que deve ser utilizada exclusivamente no pagamento de professores. Na prestação de contas de 2013, a Secretaria de Educação não apresentou documento, que permitiria comprovar se o órgão estadual tomou as medidas corretivas em relação às determinações do TCE.

Municípios
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olimpia, Luiz Lázaro Sorvos, defendeu, na abertura da 18ª Marcha dos Municípios em Brasília, uma distribuição mais justa de recursos para as prefeituras e lamentou os prejuízos que o pacote fiscal implantado pelo governo federal acarretará às cidades brasileiras.