Levando em conta que o Cruzeiro só perdeu seis jogos no ano passado e foi o time campeão, que o último clube que conquistou uma vaga na Libertadores pelo Brasileirão do ano passado perdeu dez partidas, podemos afirmar que o Flamengo não será campeão este ano pois já está vencendo a cota de derrotas. O Coritiba já perdeu duas e nesta conta, tem poucas derrotas de crédito.

A grande sorte para clubes como Joinville e Figueirense é que não existe mais time 100%. Os clubes que jogam a Libertadores logo vão se concentrar de novo no Campeonato Brasileiro, os clubes que revelam jogadores já perdem os jovens talentos para clubes da Europa. Então, logo teremos outro campeonato e os lá de baixo terão chance de se encontrar lá em cima. A diferença entre o líder Sport e o lanterna Joinville é somente seis pontos.

A pior média de gols na história de 25 anos de Brasileirão também é um consolo para os times que fizeram tudo errado até aqui. Os que já mandaram técnicos embora, os times que correm para contratar jogadores para corrigir os equívocos de início de percurso. Os dirigentes brasileiros já mandaram embora mais técnicos em três rodadas do que o atual Campeonato Francês inteiro. A cultura de demissões de técnicos ainda não acabou e, ao que parece, vai bater recordes nesta temporada. O Brasil inteiro já sabe que não é por aí! Menos o dirigente.

Outro grande equívoco na minha singela opinião é ter neste país um dos goleiros menos vazados do Brasileirão dos dois anos passados, está jogando a Libertadores, pegou pênalti, bicampeão Brasileiro, Fábio, sendo deixado de lado de uma Seleção Brasileira que vai jogar a Copa América. Por scouting, Fábio deveria ser a bola da vez no gol da Seleção Brasileira. Aliás, se fosse treinador, eu faria convocação por scouting e não por gosto. Não é por aí!

Lúcio Flavio está deixando o Paraná Clube e deve fechar logo com outro clube que pague a ele um salário melhor. Ele é um cara profissional, decente, ajudou como pôde e chegou a hora de decidir pela sua vida profissional. Vou defender o jogador, não por ser amigo, ou próximo. Não sou tão próximo assim para ser tão amigo, mas gostaria de ser mais próximo de mais pessoas com a conduta deste cara. Desde que conheci pessoalmente o jogador, minha relação com ele é exatamente de um cara que trabalha com esporte com um jogador de futebol. Em alguns eventos beneficentes, no campo e nada mais. Mas a conduta profissional mostra quem o homem é. Ele já fez muito pelo clube e o clube sabe disto.

A comissão de arbitragem da CBF orientou os árbitros a não permitirem ofensas e falta de respeito ao árbitro. Walter foi expulso pela discussão com membros da arbitragem. Vai a julgamento e pode pegar até 12 jogos de suspensão. Não acredito que pegue mais que dois jogos, se a justiça for justa. Walter fez o que todos sempre fizeram, justamente na semana em que as determinações da CBF começaram a vigorar e os árbitros mudaram o tratamento com jogadores e técnicos que querem apitar o jogo. Correta a orientação, que segue as regras da Fifa. Mas, até que os árbitros aprendam a lidar com este poder, vão cometer excessos como o que foi cometido com Walter. Ao Atlético, a orientação seria a comissão técnica explicar e aconselhar os seus jogadores a obedecerem e o elenco a ficar mais ligado, para não cair em arapucas como esta. O Heber Roberto Lopes, por exemplo: Ele já era muito agressivo no trato verbal com jogadores e agora parece agredir o jogador com uma cartãozada na cara do infeliz. Também não é por aí!

Mauro Mueller é apresentador do Show de Bola da Rede Massa, radialista e ator