Motoristas e cobradores da empresa São José, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, realizam nesta quinta-feira, 28, às 5 horas da manhã, uma assembléia para definir sobre a paralisação ou não da categoria por tempo indeterminado. Eles irão votar orazo legal de 72 horas para realizar greve geral no transporte coletivo de São José dos Pinhais.

A decisão será discutida em grande assembleia na frente da empresa, que roda cerca de 130 ônibus na cidade, interliga o transporte coletivo com a capital e também realiza o transporte dentro do município, que tem 287 mil habitantes. Com a aprovação do prazo legal, a greve pode começar já a partir de domingo.

Os trabalhadores da empresa reivindicam o cumprimento da Lei 2487/2014 que acaba com a dupla função na cidade. Ela foi sancionada há mais de sete meses, em outubro de 2014, e entrou em vigor em fevereiro deste ano, quando venceu o prazo de 120 dias para adaptação dos veículos. A Lei prevê advertência, multa e cassação da permissão da empresa que a descumprir. Apesar da Lei, motoristas da Viação São José continuam sendo obrigados a acumular também a função de cobrador.