BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Ministério da Educação concedeu prazo extra para os estudantes já inscritos no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) renovarem o financiamento.
Esta é a segunda prorrogação para renovação dos contratos. Inicialmente, o prazo terminaria em abril, depois mudou para a próxima sexta-feira, dia 29 de maio, e, agora, foi estendido até o dia 30 de junho.
“O compromisso do governo federal é o de garantir que todos os estudantes façam o aditamento”, disse o MEC em nota, divulgada nesta terça (26). A portaria deve ser publicada nesta quinta (28) no “Diário Oficial da União”.
Segundo a pasta, do total de 1,9 milhão de contratos ativos, cerca de 100 mil (5,26%) ainda estão pendentes. Neste ano, foram firmados 252,4 mil novos contratos -ainda não há definição sobre nova abertura do sistema do Fies neste ano.
Nesta terça (26), integrantes do MEC se reuniram com representantes das instituições privadas de ensino superior para debater problemas relacionados com o FIES.
ENEM OBRIGATÓRIO
A partir de janeiro de 2016, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passa a ser obrigatório todas as pessoas que desejam ter acesso ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Até então, o exame não era obrigatório para dois públicos específicos: professores da rede pública de ensino matriculados em curso de licenciatura ou pedagogia e pessoas que concluíram o ensino médio antes de 2010. Agora, candidatos com esse perfil também deverão apresentar as notas no Enem para obter o crédito estudantil.
A mudança foi feita em portaria do Ministério da Educação publicada nesta terça (26) no “Diário Oficial da União”.
No fim do ano passado, o MEC aumentou o rigor para acesso ao Fies e passou a exigir uma nota mínima no Enem (450 pontos) para o estudante conseguir o financiamento. Neste ano, após dificuldades dos candidatos em renovar e solicitar novos contratos em sistema do programa federal, foram concedidos um total de 252.442 financiamentos.
ENEM
As inscrições para o Enem 2015 começaram às 10h de segunda-feira (25) e deve ser feita pelo site do Inep. O prazo se encerra em 5 de junho, mas os candidatos terão até o dia 10 deste mês para efetuar o pagamento da inscrição, que este ano é de R$ 63.