SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de passar um mês no Rio, a campanha “Da proibição nasce o tráfico”, que tem a participação dos cartunistas da Folha de S.Paulo Laerte, Angeli e André Dahmer, vem, nesta quarta-feira (27), para São Paulo. De ônibus.
Quarenta veículos de dez linhas intermunicipais estamparão, nos vidros traseiros, cartuns desses e outros dois artistas -Arnaldo Branco e Leonardo.
Os trabalhos foram feitos especialmente para a campanha, que critica a guerra às drogas e afirma que esse modelo falha em garantir mais segurança e em reduzir o consumo de drogas. O material pode ser acessado no site da campanha (http://daproibicaonasceotrafico.com.br/), que traz dados e referências de estudos sobre o tema.
Segundo Julita Lemgruber, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, esse é um assunto ainda muito marcado pelo preconceito, pelo medo e pela resistência à mudança. “Era preciso chamar a atenção, provocar a curiosidade e contribuir para derrubar os muros que rodeiam esse tema. E vimos que a melhor forma era usar o humor, não a fórmula tradicional dos materiais relacionados às drogas”, afirma.
O centro de estudos, que está vinculado à Universidade Candido Mendes, no Rio, foi o responsável pela realização da campanha, com o apoio da entidade americana Open Society Foundations.
“É um equivoco pensar que a liberação vai provocar uma corrida às drogas. Nenhum país que descriminalizou aponta para isso. Liberadas as drogas estão hoje no Brasil. Você consegue comprar qualquer droga a qualquer momento. O que a gente propõe é legalizar para regular, fiscalizar, estabelecer quem pode comprar e onde, taxar e usar o dinheiro de forma mais inteligente, para prevenção e estratégias de saúde”, afirma ela.
Ainda segundo Lemgruber, o objetivo é fazer as pessoas buscarem informações sobre o tema. “Queremos que os cartuns deixem as pessoas curiosas, que coloquem uma pulga atrás da orelha e gerem curiosidade.”

As linhas de ônibus que estamparão os cartuns por um mês são:
linha 050 B11 – São Bernardo/Aeroporto Congonhas; linha 002 – Embú (Eng. Velho) – SP Metrô Capão Redondo; linha 033BII Embú (Jd Tomé) – SP Clínicas; linha 124 Embu (J. Santo Eduardo) – Campo Limpo via SP Clínicas; linha 164 – Itapecerica da Serra (Pq Paraíso) – SP Terminal Tietê (Via Embu); linha 179 – Embú (Engenho Velho) – SP (Anhangabaú ); linha 282 Juquitiba (Termin. rodov.) – SP (Rodov. Tietê via S. L. Serra); linha: 338 Itapecerica da Serra (Pq Paraíso) – SP Jabaquara; linha 395 Itapecerica da Serra (J. Oliveiras) – São Paulo (metrô São Judas); linha: 561 Itapecerica da Serra (Jd. S. Pedro) – São Paulo (Santo Amaro)