Comerciantes, frequentadores e funcionários da Rua da Cidadania da Matriz participaram na manhã desta quarta-feira (27) do Dia do Desafio 2015 – ou Dia Mundial da Atividade Física. Neste ano, Curitiba disputa com Manaus (AM). Vence o desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número de pessoas, considerando o porcentual de participantes em relação ao total de habitantes de cada município. Para isso, vale correr, pular corda, caminhar, dançar, alongar ou nadar.

Para participar do desafio, todas as administrações regionais da cidade estão promovendo atividades físicas.

É uma data criada para incentivar a prática diária da atividade física, com uma filosofia simples, envolvendo pessoas de todas as idades em uma amigável disputa entre cidades para ver quem mobiliza a maior porcentagem de habitantes na luta contra a inatividade, explica a chefe do Núcleo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Matriz, Sandra Regina de Lima.

Cada cidade elabora uma programação seguindo seus costumes, recursos e preferências da população. Vários locais são preparados para receber o público: escolas, clubes, parques, praças, empresas, academias, entre outros.

Minha vida mudou depois que comecei a praticar exercícios regularmente, conta Eliana Bellei Custódio, de 71 anos e há dez como participante de grupos da terceira idade da Prefeitura de Curitiba. Por isso estou aqui na Rua da Cidadania da Matriz. É animador participar de um desafio. Principalmente quando esse desafio é diário e pessoal e envolve a saúde e bem estar, explicou.

A participante do grupo da terceira idade Vila Guaíra Zenilda Rosiak, de 65 anos, conhece bem os benefícios dos exercícios físicos. Há 18 anos frequento as aulas na Igreja São Cristóvão. Minha vida mudou muito. Tenho mais disposição para tudo. Foi com grande alegria que participei do Dia do Desafio. Nosso exemplo vale ouro para outras pessoas, afirmou.

Em Curitiba, a Prefeitura, em parceria com o Sesc-PR, programou uma série de atividades durante todo o dia, entre elas aulas de zumba nos terminais de ônibus e uma extensa programação  nas Ruas da Cidadania e na Rua XV.

Coordenadas pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, as atividades irão acontecer em todas as administrações regionais. O objetivo é que as pessoas tomem a iniciativa e façam exercícios por conta própria.

Depois de realizar, durante alguns minutos, uma atividade física é preciso registrar a participação pelo telefone 0800 730 1003 ou pelo endereço eletrônico www.sescpr.com.br.

O que é

O Dia do Desafio surgiu no Canadá, em 1983, quando o prefeito da cidade sugeriu que as pessoas saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos. No ano seguinte a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e foi tomando um grande porte.

Sempre na última quarta-feira do mês de maio é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, que é o Dia do Desafio, uma campanha mundial para a prática regular de atividades físicas. O evento procura, por meio da atividade física, estimular a integração social, a criatividade, sociabilização, confraternização e a solidariedade nas cidades