SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Uefa pediu nesta quarta-feira (27) o adiamento da eleição presidencial da Fifa, programada para acontecer nesta sexta (29), depois que o ex-presidente da CBF José Maria Marin, 83, e outros seis dirigentes da entidade máxima do futebol foram detidos pela polícia suíça em uma operação surpresa, realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos.
Os cartolas são investigados pela Justiça americana em um suposto esquema de corrupção.
“Os membros do Comitê Executivo da Uefa estão convencidos de que existe uma forte necessidade de uma mudança para a liderança da Fifa e acreditam fortemente que o congresso da Fifa deve ser adiada, e a eleição presidencial deveria ser organizada daqui a seis meses”, disse em um comunicado a entidade que controla o futebol europeu.
A Uefa é hoje comandada pelo ex-jogador Michel Platini, que é contra a continuidade de Blatter na presidência da Fifa.
Os membros do comitê executivo da Uefa se reuniram nesta quarta, em Varsóvia, na Polônia, logo após o caso estourar na Suíça.
“O que aconteceu hoje é um desastre para a Fifa e para a imagem do futebol como um todo. A Uefa está profundamente chocada e triste por eles. Esses casos mostram, mais uma vez, que a corrupção está profundamente enraizada na cultura da Fifa”, afirmou a entidade.
“O congresso da Fifa corre o risco de se tornar uma farsa e, portanto, as associações europeias terão de considerar cuidadosamente se devem mesmo participar desse sistema, que, se não for interrompido, vai matar o futebol”, afirmou a Uefa.