O governador Beto Richa (PSDB) voltou a afirmar ontem que o Paraná é maior do que todas as crises e que o Estado não ficará parado em função do que classificou como insultos e baixarias contra o governo, a mim e a minha família. Ele disse ainda que contra os ataques e armações, nossa resposta será trabalhar, trabalhar e trabalhar.
Desde a semana passada, o governador vem atribuindo a onda de más notícias que atinge sua administração a um suposto complô do PT para abafar os escândalos da Petrobras e do mensalão. Ele também apontou que a greve dos professores, que culminou no confronto entre policiais e manifestantes no Centro Cívico, no último dia 29, durante a votação pela Assembleia Legislativa das mudanças no plano de aposentadoria dos servidores, que acabou em mais de 200 feridos, à ação de adversários políticos para desgastá-lo.
Nosso governo não será lembrado pelas calúnias dos nossos adversários. O nosso governo será lembrado no futuro como uma referência de trabalho e de eficiência, disse Richa. O Paraná saberá, ao seu tempo, distinguir o certo do errado, a verdade da mentira, o justo do injusto.
A campanha de desgaste ao governo, segundo Richa, serve para desviar o foco dos escândalos e denúncias que tomam conta do cenário nacional e que envergonham os brasileiros. No cenário nacional, o Brasil assiste perplexo ao drama do desrespeito aos valores republicanos. E ao serem pegos em flagrante, buscam agora desviar o foco. Tentam nos arrastar para o mar de lama onde eles se encontram, afirmou. Na ânsia de me atingir, atacam até mesmo a minha mulher, agridem a decência, a ética e o respeito, alegou.
Richa falou da desaceleração da economia nacional e explicou que o governo estadual se baseou em dados federais para fixar metas, definir prioridades e projeções orçamentárias para 2015. Fomos traídos em nossa confiança, acreditando que os dados oficiais servissem para revelar a verdade de um país promissor e não para ocultar contas maquiadas, argumentou. O governador disse que o Paraná não é uma ilha e também foi afetado pela crise.