A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram ontem, Dia Nacional da Mata Atlântica, os novos dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, no período de 2013 a 2014. O estudo mostra as perdas de Mata Atlântica no período e os estados onde mais ocorreram. O Paraná aparece em quarto do ranking dos estados que mais tiveram perda, posição igual ao dos últimos anos.
Paraná perdeu 921 hectares de florestas nativas no período 2013-2014, mas com queda de 57% em relação ao ano anterior, quando foram desmatados 2.126 ha. Naquele estudo o Estado também aparecia em quarto entre os estadso com maiores perdas. Os principais focos de desmate aconteceram na região Centro-Sul e também na divisa com Santa Catarina, quinto lugar no ranking, com 692 ha de áreas desmatadas.
Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, que em outras edições do Atlas já lideraram o ranking dos maiores desmatadores da Mata Atlântica, apresentaram melhores resultados no atual levantamento, mas ainda merecem atenção. À frente do Paraná ficaram os estados do Piauí, Minas Gerais e Bahia.
Zero — Dos 17 Estados da Mata Atlântica, nove apresentaram desmatamentos menores do que 100 ha, o equivalente a 1 Km2. São eles: São Paulo (61 ha), Rio Grande do Sul (40 ha), Pernambuco (32 ha), Goiás (25 ha), Espírito Santo (20 ha), Alagoas (14 ha), Rio de Janeiro (12 ha), Sergipe (10 ha) e Paraíba (6 ha).
Com tais índices, esses Estados aproximam-se da meta do desmatamento zero no bioma e abrem oportunidades para outra discussão: a necessidade de se recuperar as áreas já desmatadas.
Esses estados, quando zerarem o desmate do bioma, vão ter a oportunidade de abrir outras discussões e avançarem, como a necessidade de se recuperar as áreas já desmatadas, afirmou o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), da Frente Parlamentar Ambientalista e ex-secretário do Meio Ambiente do Paraná. Devemos comemorar a redução dos 57% (no Paraná), mas acender o sinal de alerta, pois estamos distantes do desmatamento zero, completou.