O investimento em iniciativas de responsabilidade social empresarial tem ganhado força junto ao mundo empresarial. Atualmente ações do tipo são encaradas como uma forma de investimento pelas empresas e instituições. De acordo com um estudo nacional 52% das empresas participantes responderam que houve aumento de investimento em ações de interesse público.
É o caso da curitibana Escriba, onde a data comemorativa dos 25 anos da empresa se tornou pretexto para uma série de ações sociais. Mobilizamos tantos os colaboradores quanto a direção executiva para conseguirmos atender diversas instituições de apoio social, afirma o presidente da Escriba, Miguel Rocha Júnior.
Durante todo o mês de maio, a empresa promoveu junto aos seus colaboradores a doação de sangue para bancos de hospitais e, além disso, também está recebendo produtos de limpeza e higiene pessoal. No caso dos objetos, a quantidade de material arrecadada será entregue em quantidade dobrada para a Associação de Amparo ao Idoso São Sebastião, na capital paranaense.
Outras instituições também procuram um maior contato com a população como forma de melhorar a interação social. Ontem, por exemplo, a Faculdade Estácio promoveu, o Dia E, em todas as suas 85 undiades, incluindo Curitiba.
As atividades programadas pela Faculdade Estácio Curitiba foram abertas para toda a comunidade interessada, gratuitamente. Quem procurava trabalho teve uma chance no Pátio da Instituição, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, que ofereceu vagas de trabalho e também realizou o cadastro de currículos.
Raphael Canella é o responsável pelo evento e acredita que o setor particular precisa de maior aproximação com a comunidade. Segundo ele, os problemas na economia influenciam os empregos dos alunos da Estácio, que sofrem com isso. A comunidade sofre o mesmo que os alunos. E eles podem vir a ser nossos alunos, por isso precisamos abrir as portas para eles, comenta Canella.
Saúde e abraços — O Centro Universitário Uniandrade também promove ações sociais. Nas últimas semanas, a instituição preparou dois eventos. O primeiro, no dia 16, foi uma feira de saúde e qualidade de vida, onde os professores e alunos atenderam a comunidade com serviços gratuitos como avaliação nutricional, verificação de pressão arterial e ajuda na montagem de currículos. No dia 20, o curso de enfermagem da Uniandrade distribuiu abraços da Rua XV e ofereceu atendimentos psicológicos a população.
Esse tipo de ação reforça o sentido social da instituição, diz a Uniandrade por meio de sua assessoria de imprensa, além de fortalecer a credibilidade dos setores particulares.