Tim Jahnigen é o inventor de uma bola de futebol indestrutível, criada para resistir aos campos mais precários. A bola foi desenvolvida em 2006 com o patrocínio do músico inglês Sting e, a partir de 2009, passou a ser produzida em escala industrial para levar esporte e diversão a populações em zonas de guerra, campos de refugiados e comunidades carentes pelo mundo.
São essas bolas que, nos próximos dias, estarão rolando nos pés e nas mãos de crianças e adolescentes de comunidades carentes de Curitiba, assistidas pelas associações conveniadas à Secretaria do Esporte e Lazer. Pela primeira vez as bolas de futebol indestrutíveis estão sendo doadas à Prefeitura.
São produzidas com um plástico flexível muito resistente e possuem um sistema de entrada e saída de ar constante, que permite que sejam furadas, cortadas ou pressionadas por grandes cargas de peso sem estourar, pois sempre retornam ao formato original.
O inventor americano concebeu a bola de futebol indestrutível depois de assistir a uma reportagem sobre um campo de refugiados na África em que os participantes jogavam futebol com uma bola feita de plásticos e amarrada por cadarços.