No dia 26 de junho a prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realiza a etapa municipal da 15ª Conferência Nacional de Saúde. O evento será promovido na sede da Secretaria de Educação, localizada no bairro Weissópolis.

Neste ano, a ação tratará da temática Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro. Além de profissionais e autoridades da área, a conferência estará aberta também para a população de Pinhais. A iniciativa permitirá uma avaliação sobre as metas estabelecidas nas conferências anteriores e uma perspectiva do que se pretende alcançar nos próximos anos.

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Ministério da Saúde a temática proposta incorpora diferentes significados: Saúde pública como direito de cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização; Saúde pública de qualidade, visando à superação das desigualdades, entre diferentes populações e regiões; à organização e à humanização nos serviços de saúde de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso. O evento será realizado na sede da Secretaria, em Pinhais.