Os motoristas e cobradores de ônibus de São José dos Pinhais, na Região Metopolitana de Curitiba, realizaram uma assembleia às 5 horas da manhã desta quinta-feira, 28, onde aprovaram um indicativo de greve para o próximo dia 9 de junho. Por conta desta assembleia, houve atraso nos ônibus da manhã desta quinta.

Os ônibus da Viação São José, que atende o município e faz a interligação com Curitiba, só começaram a sair da garagem a partir das 7h30, quando terminou assembleia que contou com 100% dos motoristas e cobradores da empresa.

O atraso gerou uma grande lotação nos terminais de São José dos Pinhais, Boqueirão, Hauer e outros que utilizam as linhas que interligam São José dos Pinhais a Curitiba, e deve manter o sistema instável por algumas horas. São José dos Pinhais é a sexta cidade mais populosa do Estado, com 292.395 habitantes, segundo o IBGE-2014.

Os trabalhadores protestam contra o não cumprimento da Lei 2487/2014 (Lei da Dupla Função) por parte da empresa. Decidiram iniciar greve por tempo indeterminado a partir de terça-feira, dia 9 de junho. A norma proíbe que motoristas acumulem a função de cobrador foi sancionada pelo prefeito Luiz Carlos Setim há mais de sete meses e está em vigor desde fevereiro.

Apesar da Lei, motoristas da Viação São José continuam sendo obrigados a acumular também a função de cobrador. Nenhuma medida formal por parte do município foi tomada até o momento. A empresa interliga o transporte coletivo de São José dos Pinhais e Curitiba, além de circular dentro da cidade, com aproximadamente 130 ônibus.

Manifestações contra a Auto Viação São José ocorrem há pelo menos três meses, mas se intensificaram na última semana. Um motorista que protestava chegou a ser preso na terça-feira, quando realizava manifestação dentro do terminal de São José dos Pinhais. A detenção causou revolta na categoria, que levou diversos ônibus para a frente da Delegacia no município. O motorista foi liberado no mesmo dia.