SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nos últimos três dias, os paulistanos tiveram um pouco de dificuldade para dormir por conta do tempo abafado. Contudo, as temperaturas nos próximos dias devem baixar e deixar as noites mais frescas com a passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a temperatura atingiu os 20°C durante a madrugada desta quinta-feira (28).
O meteorologista Michael Pantera explica que o efeito acontece por conta da aproximação de uma frente fria que deve provocar queda de temperatura e chuva em toda a região metropolitana de São Paulo nos próximos dias.
“As madrugadas têm sido mais abafadas por conta de um encontro de uma frente fria da região sul do país com os ventos do interior do Brasil que trazem o ar mais quente”, disse.
Segundo Pantera, esse encontro também deve trazer pancadas de chuva mais generalizadas por toda a região metropolitana de São Paulo, começando a partir desta quinta. A última chuva forte registrada na Grande SP foi no dia 10 de maio, quando choveu 23,3 mm -abaixo da média para o mês que é de 52,6 mm. “O dia deve apresentar aumento de nebulosidade, rajadas de vento e chuvas com intensidade entre fraca e moderada, o que aumenta o risco para queda de árvores.”
Nesta quarta, choveu fraco nos bairros da Casa Verde, Freguesia do Ó, Perus, Santana e em partes da zona sul da capital paulista, que teve máxima de 27,7°C -nesta quinta a máxima não deve ultrapassar os 23°C. No fim de semana, as temperaturas devem oscilar entre mínimas de 12°C e máximas de 23°C.
Com a passagem da frente fria pelo Estado em direção ao Rio de Janeiro, a temperatura na madrugada desta sexta (29) deve ficar em torno dos 17°C. Durante o dia, o sol aparece entre nuvens, principalmente no período da tarde. A sensação geral deve ser de frio com temperaturas variando entre mínimas de 15ºC e máximas de 20ºC, com possibilidade de chuvas em boa parte da Grande SP.