Um dos cravistas mais celebrados da atualidade, Fabio Bonizzoni se apresenta em Curitiba nos dias 30 e 31 de maio (sábado e domingo), como parte da programação do Mia Cara Curitiba. Ele é acompanhado pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, na Capela Santa Maria, nas duas datas, a partir das 18h30. No repertório, uma homenagem aos compositores do barroco italiano, apresentando obras de Arcangelo Corelli, Antonio Vivaldi e Francesco Geminiani.

Bonizzoni, com diplomas em órgão barroco e solista de cravo, foi estudante de Ton Koopman no Royal Conservatory Den Haag, em Haia (Holanda). Lecionou no Conservatório de Trapani, no Conservatório da Suíça em Lugano (Itália) e no Conservatório de Haia. Em 1995, fundou o grupo vocal e instrumental La Risonanza, que mais tarde se torna orquestra de câmara barroca, contando com diversas gravações.

Passou por importantes orquestras de música antiga, como Amsterdam Baroque, Le Concert des Nations e Europa Galante, antes de se dedicar a atividades como solista e diretor a partir de 2004. Bonizzoni também é fundador da Associazione Hendel, associação dedicada aos estudos da música de Hendel na Itália.

Corelli, Vivaldi e Geminiani, representantes da era barroca da música italiana, serão os homenageados por Bonizzoni e a Orquestra de Câmara. São duas composições programadas de cada artista. De Corelli, o Concerto fatto per La Notte di Natale, Op 6 nº 8 e Concerto grosso em Re maior Op 6 nº 4. As selecionadas de Vivaldi foram Concerto in Si menor para 4 violinos, violoncelo e baixo contínuo (Estro Armonico segundo livro) e Concerto em Re maior para 4 violinos, violoncelo e baixo contínuo (Estro Armonico – primeiro livro). De Geminiani, Concerto grosso La Follia e Concerto grosso Op 2  em Do menor.

 

Fábio Bonizzoni e Orquestra de Câmara de Curitiba no Mia Cara Curitiba

Local: Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Datas: 30 e 31 de maio de 2015 (sábado e domingo)

Horário: 18h30

Ingressos: R$ 20