Entre os dias 9 e 14 de abril, o Groupon realizou uma pesquisa com cinco países da América Latina, sobre preferências e comportamentos gastronômicos. Cerca de cinco  mil pessoas participaram do estudo, no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México, revelando,  além do paladar latino-americano, um pouco das práticas mais comuns quando o assunto é comida.

No que diz respeito ao comportamento,  os brasileiros são os que mais gostam de tirar uma foto para postá-la nas redes sociais:  39% concordam com essa prática; nove pontos percentuais acima da média, que é de 30%.  Os brasileiros são também os mais flexíveis com o uso de celulares na mesa: somente 14% dos pesquisados acham que é falta de educação usar o aparelho durante uma refeição, 7% abaixo da média de todos os países. Os argentinos são os mais propensos a dividir a conta igualmente (86%); o Brasil tem o maior índice no quesito pagar apenas o que se consome, com 21% das respostas, quase o dobro da média, que é de 12%.

Cada um dos países que participaram da pesquisa guarda suas peculiaridades. Para nós, compreender um pouco mais a respeito dos gostos de nossos clientes é fundamental. O Groupon tornou-se conhecido no mundo todo graças às ofertas de bares e restaurantes que, ainda hoje, são o carro-chefe do nosso negócio, afirma Michel Piestun, CEO do Groupon para a América Latina.

Nos cinco países, a culinária italiana é a que tem maior preferência, com 21% do total, seguida das culinárias argentina (14%) e mexicana (14%). Aliás, 49% dos argentinos preferem comida argentina e 44% dos brasileiros preferem comida brasileira. No Brasil, a comida japonesa está entre as favoritas, escolhida por 20% dos entrevistados; nos demais países, a média fica em apenas 10%.O sushi é mencionado entre os pratos favoritos em quatro dos cinco países que participaram da pesquisa. No Brasil, o sushi só perde para o churrasco, que tem a preferência de 28% dos entrevistados.

Em ocasiões especiais como aniversários e outras comemorações, a maioria dos respondentes, independentemente de nacionalidade, planeja gastar por volta de R$115 por refeição para duas pessoas. Mexicanos são os que mais gostam de sair para comer: 86% responderam que comem fora pelo menos uma vez por semana, quando a média é 60%.