SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Menos de uma semana após o governo Dilma Rousseff anunciar corte de R$ 9,4 bilhões na educação, professores de 18 universidades federais do país declararam nesta quinta-feira (28) greve por tempo indeterminado.
Cortes em repasses às instituições federais já vinham comprometendo as atividades desde o início do ano. No Rio, a UFRJ chegou a fechar as portas neste mês após atraso no pagamento de salários de funcionários terceirizados.
A maior parte das paralisações se concentra no Norte e no Nordeste do país, com sete universidades em greve em cada uma dessas regiões. Docentes de três instituições do Centro-Oeste e da Universidade Federal Fluminense, no Sudeste, também interromperam as atividades.
As universidades em greve são ligadas ao Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), que critica o governo pelos cortes em repasses às instituições federais e pela falta de negociação.
Professores ligados ao Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), que representa 11 sindicatos, são contrários à paralisação por acreditarem que a negociação com o governo federal ainda está no começo.
FUNCIONÁRIOS
A greve geral dos funcionários de instituições federais, anunciada para esta quinta-feira, já atingiu 36 universidades, segundo a Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativo em Instituições de Ensino Superior Públicas).
De acordo com Rogério Marzola, coordenador-geral da entidade, mais três universidades devem ter greve de funcionários nesta sexta (29) e outras duas irão parar na próxima segunda-feira (1º).

Veja abaixo a lista de instituições federais em greve, segundo o Andes:

1. Universidade Federal do Acre
2. Universidade Federal do Amapá
3. Universidade Federal Rural da Amazônia
4. Universidade Federal do Pará
5. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
6. Universidade Federal de Rondônia
7. Instituto Federal do Piauí
8. Universidade Federal Rural do Semiárido
9. Universidade Federal de Campina Grande – Patos
10. Universidade Federal de Alagoas
11. Universidade Federal de Sergipe
12. Universidade Federal da Paraíba
13. Universidade Federal do Oeste da Bahia
14. Universidade Federal do Mato Grosso
15. Universidade Federal do Mato Grosso – Rondonópolis
16. Universidade Federal da Grande Dourados
17. Universidade Federal de Tocantins
18. Universidade Federal Fluminense