MARINA DIAS
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Dias Toffoli afirmou nesta quinta-feira (28) que o fim da reeleição, aprovado em plenário da Câmara nesta quarta-feira (27), vai diminuir o número de processos na Justiça Eleitoral.
Isso porque, explica o ministro, “há muitos processo que envolvem a ideia de uso da máquina administrativa, medidas e programas criados para fins eleitorais, no ano de eleições”.
“Evidentemente, o fim da reeleição, se vier a ser definitivamente aprovado como emenda constitucional, gera uma diminuição de demanda”, completou Toffoli após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.
O ministro também comentou outras medidas que foram propostas para a reforma política e demonstrou preocupação com a coincidência de eleições em um mesmo ano.
Para ele, isso pode gerar um número de cerca de 3 milhões de candidatos em uma única eleição. “São três milhões de prestações de contas, de registros, é um número muito alto.”
FINANCIAMENTO
Sobre o financiamento de campanha -a Câmara aprovou doações de empresas para partidos, mas não para candidatos-, Toffoli preferiu cautela. “O Congresso ainda está deliberando. Vamos aguardar”. O Senado ainda precisa aprovar a medida.
“O que eu penso ser bastante importante é que se estabeleça um limite de gastos. Hoje são os próprios candidatos que se autolimitam. Ou seja, o céu é o limite.”, afirmou.