FELIPE DE OLIVEIRA
RIO DE JANEIRO, RJ – A UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da comunidade Dona Marta, na zona sul do Rio, registrou na noite desta quinta-feira (28) a primeira troca de tiros desde sua inauguração no ano de 2008. A unidade é considerada a de maior sucesso, e é usada como símbolo da política de pacificação no estado.

De acordo com a Polícia Militar, o confronto ocorreu após militares da UPP serem atacados por criminosos armados durante um patrulhamento de rotina na localidade conhecida como Beco do Jabuti. Houve uma intensa troca de tiros e os suspeitos fugiram. Até o momento não há informações de presos ou feridos.
Tida como a unidade modelo, a UPP do Santa Marta é considerada como ponto turístico por quem deseja conhecer a rotina de uma favela carioca. O local também é conhecido por receber visitas ilustres como a do cantor Michel Jackson, que chegou a gravar um clipe na favela.

A UPP é considerada intocável pela secretaria de Segurança Pública do estado, que vem enfrentando problemas em outras unidades. Como na UPP de Nova Brasília, que chegou a ter seu comandante morto durante uma troca de tiros em 2014. Além de outras unidades, que já tiveram suas bases depredadas e até mesmo incendiadas.

Buscando restruturar e contornar falhas no projeto o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, chegou a criar uma comissão de Comissão Executiva de Monitoramento e Avaliação da Política de Pacificação.

Já para o secretário de Segurança Pública do estado, José Mariano Beltrame, mesmo com os problemas o balanço da pacificação é positivo.
“As UPPs representam um processo de retomada de território. Depois de décadas sob o domínio do tráfico, ainda há desafios pela frente. No entanto, o balanço é positivo”, disse Beltrame.