SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A retração de 0,2% da economia brasileira no primeiro trimestre destoa do resultado dos rivais emergentes no período.
Apenas Ucrânia (queda de 6,5%, como consequência do conflito com a Rússia), Estônia (-0,3%) e Indonésia (-0,2%) viram seu PIB encolher, considerando os países em desenvolvimento que já divulgaram seus resultados de janeiro a março.
Quando a comparação é ampliada para os países desenvolvidos, Canadá (-0,1%), Grécia (-0,2%) e Suíça (-0,2%) também tiveram queda no PIB.
Entre 36 países, o resultado brasileiro foi o terceiro pior, o que indica que, apesar de o governo Dilma Rousseff ter em outros momentos apontado a crise global como um dos principais motivos para a crise brasileira, há mais razões para explicar os problemas econômicos do país.
Na América Latina, apenas México e Chile também já publicaram seu resultado do primeiro trimestre. No caso dos mexicanos, houve alta de 0,4%, e dos chilenos, 1% -um dos PIBs mais fortes para o período na economia global. A República Tcheca, com crescimento de 3,1%, tem a maior expansão de janeiro a março.