SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou nesta sexta-feira (29) a lista de aprovados na primeira fase do vestibular do meio de ano.
Os candidatos podem consultar a relação de convocados na página oficial do vestibular da Unesp. Os selecionadas deverão fazer a segunda fase do processo seletivo nos dias 13 e 14 de junho.
Ao todo, 10.969 candidatos foram selecionados para a próxima etapa, que terá questões dissertativas e uma redação. Serão 36 questões, sendo 12 de cada uma das seguintes áreas: Linguagens e Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.
Os candidatos disputam 360 vagas nas unidades de Bauru, Dracena, Ilha Solteira, Registro e Sorocaba. São 40 vagas para cada curso oferecido, entre agronomia, zootecnia e as engenharias ambiental, civil, de controle e automação, de produção, elétrica e mecânica.
O curso de engenharia civil é o mais concorrido, com 48,4 candidatos por vaga. Em seguida, vem o curso de engenharia de produção, com uma relação de candidato e vaga de 42,3.
No vestibular do meio de ano de 2015, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública garante um mínimo de 25% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Segundo a Unesp, isso deve ampliar a proporção de matriculados egressos de escolas públicas na universidade, que foi de 40,7% no ano passado.
PRIMEIRA FASE
A primeira fase do vestibular do meio de ano 2015 da Unesp foi aplicada no dia 17 de maio e teve 10,2% de abstenção.
Os candidatos tiveram quatro horas e meia para responder 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente em três áreas: “linguagens e códigos” (que engloba língua portuguesa, literatura, língua inglesa, educação física e arte), “ciências humanas” (história, geografia e filosofia) e “ciências da natureza e matemática” (biologia, física, matemática e química.
Para professores dos principais cursinhos de São Paulo, a prova da primeira fase do vestibular exigiu boa interpretação de texto e leitura atenta por parte dos estudantes. Contudo, os docentes afirmaram que prova teve duas grandes surpresas. Primeiro, as questões de matemática e física, em especial, eram mais ligadas ao dia a dia dos candidatos.
“A maior diferença foi que as perguntas de matemática estavam mais contextualizadas, com questões do cotidiano, coisa que não tinha nas outras edições”, afirma Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.