Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem. E o chinês Ma’nao, de 59 anos, provavelmente concorda com a afirmação. O engraxate é parablégico e usa uma cadeira de rodas improvisada para se movimentar. Todos os dias, quem o ajuda para ir ao trabalho é sua fiel companheira, a cadelinha Big Yellow.

Ma’nao vive em uma vila chamada Magou, em Louyang, na China. Quando tinha seis anos de idade, sofreu de poliomielite e acabou perdendo os movimentos das pernas. Sem dinheiro para comprar uma cadeira de rodas, ele se viu obrigado a improvisar, mas nem sempre é fácil se locomover. Por isso, todos os dias Big Yellow ajuda seu dono o empurrando de casa até o ponto em que costuma engraxar e consertar sapatos.

A cadelinha tem dois anos de vida e está sempre ao lado do dono, exceto na hora do almoço. É que Ma’nao ganha pouco dinheiro e nem sempre consegue alimentá-la. Por isso, Big Yellow costuma sair para procurar restos de comida em restaurantes e lanchonetes da região.

A historia de Ma’nao e Big Yellow se tornou viral na China. Com a comoção nacional, o governo chinês resolveu se mexer e ofereceu ajuda financeira e uma cadeira de rodas ao engraxate. Ele, porém, deve seguir contando com a ajuda de sua fiel companheira, já que está acostumado com sua antiga cadeira.