Em reunião realizada nesta sexta-feira (29 de maio) entre a secretária estadual da Educação, professora Ana Seres e os chefes de Núcleos Regionais de Educação ficou decidido, além da confirmação do lançamento das faltas, que a partir de segunda-feira (1º de junho) os diretores que não enviaram os relatórios com as faltas ou trancaram as escolas e impediram a entrada de alunos e professores serão convocados para apresentar esses dados aos Núcleos. Diversos processos administrativos já foram abertos em casos de insubordinação grave. 

A secretária confirmou que já aceitou, e continuará aceitando, os comunicados de diretores que colocaram os cargos à disposição. Em Curitiba já foram registrados vários. Esses diretores serão substituídos. O termo de responsabilidade implica em entregar toda a documentação relativa à gestão, disse a professora Ana Seres. 

Ela destacou, ainda, que todos os 32 Núcleos terão autonomia para reorganizar e homologar os calendários escolares em cada região, conforme a realidade local e o número de escolas que funcionaram ou permaneceram fechadas. Cada ação vai ter uma metodologia diferente, conforme o Núcleo, esclareceu. 

Devido a ocupação dos NREs pelos mobilizadores da paralisação, os chefes de Núcleo relataram diversos prejuízos ao trabalho nos últimos dias, como no recadastramento de aposentados, vistorias para obras, censo escolar e andamento de requisições para exames médicos. 

Cerca de 200 pessoas ficaram sem pagamento este mês por causa disso, e só poderão receber quando o trabalho nos Núcleos voltar ao normal. Nesta tarde, a maior parte dos NREs foi desocupada. 

A Secretaria da Educação está calculando os prejuízos com a greve dos professores, que incluem a merenda e o transporte escolar. Mas, por enquanto, os danos não podem ser totalmente quantificados. 

Confira a lista de deliberações da reunião na Secretaria da Educação: 

1 – Manutenção do lançamento das faltas 

2 – Secretaria da Educação vai aceitar a troca de diretores que colocaram os cargos à disposição

3 – A partir de segunda-feira, os diretores que trancaram as escolas ou não entregaram os relatórios de frequência serão chamados para regularização da situação, ou haverá abertura de processo administrativo 

4 – Será feito o chamamento de pais e a convocação de alunos para as salas de aula 

5 – Autonomia dos Núcleos Regionais de Educação para reorganizar e homologar os calendários escolares