O Paraná vacinou até esta sexta-feira (29) 2,1 milhões de pessoas contra a gripe, o que significa 77,41% do público alvo da campanha, que segue até o dia 5 de junho. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% de idosos, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (mães com até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas. No Sul do país, o Paraná é o Estado que mais vacinou contra a gripe, seguido de Santa Catarina (75,53%) e Rio Grande do Sul (75,14%). 

O coordenador do programa estadual de imunização, João Luís Crivellaro, explica que ainda é necessário ampliar a vacinação de crianças e gestantes, que estão com os menores índices de cobertura. Os melhores índices de vacinação são de puérperas (93,63%) e idosos (84,92%), mas precisamos melhorar a cobertura vacinal de gestantes (61,65%) e crianças (70,2%) que ainda não atingiram as metas, revela Crivellaro. 

Com as temperaturas em queda, é essencial que as pessoas mantenham hábitos saudáveis e se previnam contra a gripe. Manter ambientes arejados, lavar constantemente as mãos e não tocar olhos e nariz depois de tossir e espirrar, ou depois de tocar em superfícies contaminadas, pode evitar que as pessoas adoeçam, não apenas de gripe como de outras doenças, alerta a chefe do Centro Estadual de Epidemiologia, Cleide Oliveira. 

As pessoas que têm direito à vacina da gripe podem ser imunizadas em qualquer unidade de saúde do Estado até o dia 5 de junho, sempre de segunda a sexta-feira.