Cerca de 800 enxadristas participam neste sábado (30) da primeira etapa da 2ª Copa Curitiba de Xadrez, promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e Federação Paranaense de Xadrez. Destes, 650 são alunos de 42 escolas municipais de Curitiba. A competição, no Colégio Militar de Curitiba, foi prestigiada pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

Fruet cumprimentou os atletas enxadristas e desejou bom torneio. Esse é um excelente trabalho de integração e incentivo ao xadrez, uma prática excepcional para o desenvolvimento das crianças e dos estudantes, disse. Enquanto acompanhava algumas disputas, o prefeito foi entrevistado pelo jornalista mirim do projeto de jornal eletrônico Extra Extra!, da Escola Municipal CEI Curitiba Ano 300, Rafael Oliveira Silva.

Ao repórter mirim, o prefeito destacou a colaboração de todos os envolvidos na realização da copa e valorizou a ação dos professores e professoras que têm feito, especialmente nas escolas da rede municipal de ensino, um amplo trabalho com o xadrez.

Antes de atuar como repórter mirim, o estudante competiu na modalidade de estudantes do 5º ano. O cheque mate é o objetivo de todo enxadrista em uma partida, mas participar deste evento e ter sido repórter também foi muito legar, disse Rafael.

O estudante Eliel Hugo da Silva de Moraes aprendeu o xadrez durante as aulas na Escola Municipal Maria de Lourdes Pegoraro e sente que o xadrez é uma atividade que faz bem. Eu me acalmo, me concentro e sinto que fiquei mais esperto depois que aprendi a jogar, disse Eliel.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Aloisio Dutra Júnior, destacou o grande número de participantes da copa. Essa adesão demonstra a importância que o xadrez vem adquirindo na vida das crianças e estudantes, disse Aloisio.

Categorias

O torneio é destinado a crianças e jovens da rede pública municipal, demais escolas e comunidade. É dividido em diversas categorias: 1º ano, 2º ano, 3º ano, 4º ano, 5º ano, 6º ano, 7º ano, 8º ano, 8ª série, ensino médio, ensino superior, comunidade e veteranos (acima de 50 anos).

O projeto de xadrez tem sido uma prática incentivada nas escolas municipais e ganha mais adeptos a cada ano. Atualmente, 4 mil enxadristas participam das atividades nas escola