SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Torcedores de Barcelona e Athletic Bilbao vaiaram a execução do hino espanhol antes da partida entre as equipes neste sábado (30), em jogo válido pela final da Copa do Rei, em Barcelona.
As torcidas catalã e basca têm em comum um histórico de oposição à soberania do Rei da Espanha, Felipe 6º. Entre outras reivindicações, as regiões sonham com a independência do governo de Madri.
Essa não é a primeira vez que o hino nacional da Espanha é vaiado numa partida entre as equipes. Nas finais de 2009 e 2012 da mesma Copa do Rei, cenas semelhantes já haviam sido registradas, quando apitos foram utilizados para abafar o hino -a cena não foi transmitida pela TV.
Além das vais, os cartazes com mensagens políticas são comuns entre as torcidas, com pedidos para que a região se separe da Espanha, seja em mosaicos, bandeiras ou em cantos por independência.
A rivalidade com o Real Madrid também vai além do viés esportivo e tem conotação política. Representa a luta contra o poder central da capital, exercido pelo rei.
O Athletic Bilbao não é muito diferente. Vindo do País Basco, mesma região do grupo separatista ETA, o clube mantém até hoje a restrição de não utilizar jogadores “estrangeiros”.
Estrangeiros, nesse caso, não significa atletas nascidos fora da Espanha, mas sim aqueles que não possuem vínculo com a região basca. Um espanhol nascido em Madri ou Barcelona não pode jogar pelo Athletic, mas um venezuelano com pais bascos, sim