O executivo Alberto Benitez, gerente da filial de uma empresa de logística de Curitiba, quando orientado pela direção a fazer cortes para adaptar a estrutura da empresa às turbulências do mercado, sugeriu o seu  próprio desligamento. O profissional e a empresa se entenderam num acordo e dão exemplo de maturidade em situações de  crise. Carreira & Cia conversou  com Alberto para saber das suas motivações e aspirações.


Há quanto você estava na empresa?

Eu estava desde a abertura da filial em 1999, o primeiro funcionário contratado. Eu completaria 16 anos em agosto deste ano. Quando há bom senso, maturidade e ponderação, esses favorecem para desligamentos amistosos. É uma boa situação que demonstra bom senso e maturidade das partes, permitindo, quando os negócios melhorarem, o eventual retorno como prestador de serviços.


Como os negócios impactaram no seu desligamento?

Achei que o momento exigia mudanças. A empresa precisava reduzir custos demitindo mais pessoas e considerar que a medida seria muito drástica, poderia prejudicar o desempenho da empresa agravando  ainda mais problemas. Em última instancia, eu estaria apenas adiando a minha saída. O setor de transportes internacionais está vivenciando, neste momento, turbulências e a questão cambial passou a ser um fator a mais de desajustes. Em razão destes fatores, coloquei como opção à direção da empresa eliminar salários mais altos, invés de cargos, o que evitou cortes maiores. A direção da empresa levando em conta que a filial está muito bem estruturada, entendeu que este caminho seria menos prejudicial ao desempenho da filial.


No seu entendimento, qual é a causa da crise ter atingido o setor de cargas internacionais ?

A diminuição da demanda provocou um acirramento da competição, que levou as empresas do setor a uma guerra de preços suicidas, onde muitas empresas visando aumentar a carteira de clientes passaram a oferecer valores de frete abaixo do valor de custo na esperança de fidelizar  clientes. O que com certeza não ocorreu. Numa guerra deste tipo, todos perdem.


Quais seus planos?

Estou com um projeto de realizar palestras para faculdades e empresas sobre o comprometimento e engajamento profissional no setor de serviços, além de ter interesse por um novo desafio como gestor de logística.


Curtas

O Quality Hotel Curitiba foi escolhido o melhor hotel da marca entre outros 1.600 empreendimentos da mesma bandeira de todo o mundo. O anúncio foi feito durante a 61ª Convenção Anual da Choice Hotels, em Las Vegas (EUA).
* Uma vivência especial de sete dias no Caribe. Esse foi o prêmio da Previsul Seguradora para os nove corretores, que foram destaques da campanha Sou + Previsul 2014.

* Para discutir sobre as mudanças econômicas, políticas e culturais do Brasil, a Previsul Seguradora patrocina a vinda do jornalista global, Alexandre Garcia, em palestra exclusiva no 11º Encontro Regional dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (ENCOR).

* Entre 2010 e 2014, o número de uniões estáveis aumentou 161% no Paraná, enquanto os casamentos subiram 21%. Segundo a diretora da Par Ideal, Sheila Rigler, o mesmo pode ser percebido na agência, pois ao se cadastrarem, as pessoas ainda almejam o casamento, mas preferem fazer um ‘test drive’ antes de oficializar a nova união.


Frase

É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer
(Aristóteles)