Neste final de semana, de hoje a domingo, será realizada a grande final da Mostra Paranaense de Dança 2015, no Guairão, em Curitiba (PR). A abertura de cada dia das apresentações será feita por companhias profissionais convidadas: EF Jazz Company com Doce Silêncio (dia 5); Balé Teatro Guaíra com Trânsito (dia 6); e Cia de Dança Masculina Jair Moraes com Fusão (dia 7).

Nos três dias de evento serão apresentados ao todo 83 trabalhos aprovados nas seletivas regionais — Ponta Grossa, Apucarana, Curitiba e Pato Branco — com a participação de mais de 500 artistas de diversas localidades: Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá, Apucarana, Londrina, Pinhais, Porto União, Mafra, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Tibagi, União da Vitória, Arapoti, Irati, Cascavel, Marmeleiro, Dois Vizinhos, Pato Branco e Francisco Beltrão.

Chegamos a grande final da Mostra de Dança 2015. Esperamos apresentar ao público belos espetáculos e promissores talentos da nossa arte, diz a coordenadora do evento, Simone Bönisch.

Para a abertura de cada dia das apresentações, companhias profissionais iniciam os espetáculos. No dia 05, é a vez da EF Jazz Company, grupo que inova falando de várias linguagens de dança, jazz e dança flamenca. No dia 6, o Balé Teatro Guaíra se apresenta com o espetáculo Trânsito, de Ana Vitória. Criado em 1969, sob a direção de Ceme Jambay e Yara de Cunto, o Balé é uma das mais importantes companhias de dança brasileira. E encerrando a grande final da Mostra, no dia 07, sobe ao palco do Guairão a Cia de Dança Masculina Jair Moraes.