O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná divulgou o resultado da operação Que Beleza, que teve como foco a segurança de produtos de beleza.

Foram verificados 2.792 itens em 34 estabelecimentos comerciais. Foram apreendidos 62 secadores de cabelo portátil e duas chapas térmicas elétricas por não apresentarem o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta se a fabricação está dentro das normas do órgão.

Foram fiscalizados aparelhos elétricos como os que fazem permanente de cabelo, os que servem para enrolar e alisar o cabelo, de uso doméstico ou comercial, além de barbeador, depilador, máquina de corte de cabelo, secador de cabelo portátil e secador de mãos.

O índice de reprovação foi de 2,2%. Os comerciantes que tiveram os produtos apreendidos foram notificados e vão ser multados. Além do selo de qualidade, os fiscais verificaram os cabos de alimentação dos produtos.

Nos casos de irregularidades, o proprietário do estabelecimento comercial recebe uma notificação para a apresentação dos documentos de origem dos produtos. O responsável pela comercialização recebe o auto de infração e tem 10 dias para apresentar sua defesa. Caso não consigam certificar a mercadoria, os produtos apreendidos serão destruídos.

Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ipem-PR, pelo telefone 0800 645 0102, ou pelo site do IPEM-PR, no endereço www.ipem.pr.gov.br.