As vantagens em fazer a aquisição de imóveis na planta são muitas. Além do excelente custo x benefício, a aquisição na planta também proporciona menos burocracia e melhores taxas para financiar a unidade, pois, na maioria das vezes, a construtora firma parcerias com bancos, os quais subsidiam parte da obra; e, em contra partida, garantem condições diferenciadas para o cliente que vai financiar a parcela chave, geralmente a 60% do valor do imóvel.
O reajuste feito no início de maio pela Caixa Econômica Federal no limite de financiamento para imóveis usados surpreendeu quem planejava adquiri-los em 2015. Mas, a mudança não influencia os imóveis novos e na planta, que continuam sendo uma ótima oportunidade de investimento.
Levantamentos apontados pela Caixa Econômica Federal demonstram que a diferença de preço de um imóvel em construção para um já finalizado pode ser de até 50% e, no momento da entrega das chaves, a mesma unidade pode atingir uma valorização de até 70% em cima da quantia investida. A grande procura por imóveis em implantação tem sido por investidores e não apenas por aqueles que querem um lar.
As inovações estão entre as diversas conveniências da compra deste tipo de imóvel. As novas construções são feitas com o que existe de mais atual no mercado, pensando em questões como sustentabilidade, tecnologia, segurança e beleza arquitetônica. Além disso, algumas construtoras permitem que o proprietário participe do desenvolvimento da obra e personalize a planta. Durante a construção, ele pode escolher a disposição das paredes, acabamentos e tipos de materiais, como pisos e portas.
A tendência demonstra empreendimentos cada vez mais autônomos. Por isso, oferecem condições de lazer, bem-estar e contato com a natureza no próprio espaço condominial, como academia, playground, churrasqueira, quadras, salão de festas e de jogos, área verde e outras facilidades para a grande demanda, constituída por famílias com filhos pequenos.
Quando o cliente compra um imóvel logo que o empreendimento é lançado, ele pode escolher a unidade mais adequada ao seu estilo, além de dispor das melhores condições de preço e formas de pagamento nesta fase. Além disso, acompanhar as tendências de mercado e o crescimento imobiliário do bairro do empreendimento é relevante, pois pode valorizar e facilitar a revenda do imóvel futuramente.
Vale lembrar que toda aquisição requer cuidado e planejamento, incluindo atestar a idoneidade da construtora e da incorporadora, sendo de suma importância que o cliente, antes de assinar o contrato, verifique o tempo de atuação, empreendimentos entregues, padrão de qualidade de seus produtos e pontualidade na entrega.

André Marin é diretor de Incorporação da Construtora e Incorporadora Laguna