A Secretaria de Estado da Educação toma algumas providências para que os alunos do 3.º ano do Ensino Médio não sejam prejudicados, em razão das duas greves dos professores neste ano. A secretária, professora Ana Seres, entrou em contato com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) solicitando que as universidades estaduais adiem as datas dos vestibulares. Também foi feito contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). 

Na conversa com a Apiesp foi solicitado, ainda, que as instituições de Ensino Superior aguardem um pouco mais para receber a documentação dos alunos que vão concluir o Ensino Médio. 

Muitos estudantes vão terminar o 3.º ano apenas em 2016, em razão do calendário de reposição das aulas. Nosso esforço é para facilitar a vida dos estudantes, disse Ana Seres. A solicitação é para que os estudantes possam fazer os vestibulares e, caso sejam aprovados, tenham um prazo a mais para apresentarem os históricos escolares, pois a conclusão efetiva e lançamento das notas finais deverão ser feitas somente em fevereiro de 2016. 

O presidente da Apiesp, Aldo Nelson Bona, afirmou que há um entendimento que os estudantes não podem sair prejudicados. As universidades estaduais definiram o adiamento dos vestibulares em razão da greve que aconteceu na rede estadual de ensino básico, para que os alunos não saiam prejudicados, explicou. 

A Apiesp é uma instituição que reúne sete universidades estaduais do Paraná: Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

ENEM – Além dos vestibulares, outra preocupação da Secretaria da Educação é com os alunos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na quarta-feira (10), a Secretaria enviou um ofício para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) solicitando a prorrogação do prazo de inscrição para o Enem. 

A incerteza do cumprimento do calendário escolar, gerada pela greve, fez com que muitos alunos não fizessem a inscrição para o Enem. Fizemos essa solicitação para que esses estudantes não saiam prejudicados e possam fazer a prova do Enem, afirmou a superintendente da Educação, Fabiana Campos. Ainda não houve um retorno do ofício encaminhado para o Inep. As inscrições para o Enem terminaram no dia 5 de junho.