O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais de Toledo, no oeste do Paraná, resgatou nesta quarta-feira (10 de junho) um pit bull e uma fêmea da raça labrador que estavam em uma casa no bairro Vila Pioneiro. O caso foi descoberto após denúncias de que os animais estavam em um lugar pequeno, com muita sujeira e sem comida há vários dias

A Guarda Municipal (GM) foi até o local e constatou os maus tratos aos cães, que estavam muito magros e sem abrigo do sol e da chuva. Além da GM, a Polícia Civil, a Secretaria do Meio Ambiente e a Associação Focinhos Carentes de Toledo (Afocato) participaram do resgate.

O macho da raça pit bull está cego e a fêmea da raça labrador está prenha. Eles foram levados para uma clínica, onde passaram por uma avaliação médica, e em seguida foram encaminhados para fazer os tratamentos necessários.

O dono dos cães não foi localizado, mas a Polícia Civil já fez uma intimação para que ele se apresente na delegacia e preste esclarecimentos, o que não havia acontecido até a tarde desta quinta-feira (11 de junho). Ele pode responder pelo crime de maus tratos, crime de abandono e crime ambiental, segundo a polícia. Se condenado, pode pegar até três anos de prisão e ainda ser obrigado a pagar uma multa.