Em tempos de crise, uma das primeiras coisas que o consumidor faz é cortar os supérfluos. Entre os itens, comer fora de casa ficou mais contido. Até mesmo redes de fast foods sentem o movimento diminuir. Mas neste cenário, um ramo não tem do que reclamar. As pizzarias estão conseguindo passar pela crise quase sem sustos e, ainda com aumento nas vendas em alguns momentos.

Segundo empresários que trabalham com o setor, o momento de crise na economia tem sido um dos alavancadores das vendas, já que muitas pessoas que antes iam em restaurantes estão preferindo pedir pizza para economizar, já que acabam gastando menos do que se comessem fora de casa e ainda tem a comodidade de receber uma comida gostosa em casa.

Está tendo uma migração nesse momento de crise. As pessoas estão parando de ir nos restaurantes mais caros e estão fazendo uma opção por uma comida boa, mas um pouco mais em conta e que ainda recebe em casa. Comparando com o ano passado, em quantidade já vendemos 5% a mais, é um viés de alta, explica José Antônio Baggio, um dos sócios proprietários da Baggio Pizzeria & Focacceria.

Leopoldo Guerios, franqueado da Domino’s em Curitiba, concorda com a visão do colega. Segundo ele, assim como no caso da Baggio, a empresa tem crescido mais em meio a crise do que nos anos em que a economia ia bem. A gente tem crescido todo ano, já com a inflação corrigida, em torno de 10%. Mas nesse ano de crise, crescemos 15%, ou seja, mais do que nos anos sem crise mais aguda, afirma o empresário. Eu acho que esse é o pouco lazer que o brasileiro está se permitindo no momento. A família tradicional está deixando de sair de casa para ir num restaurante, pagar 10% pelo serviço e a bebida mais cara, e estão fazendo reuniões em casa com pizza, que sai muito mais em conta, completa.

Mesmo entre os estabelecimentos menores, mais afastados do Centro, o momento é favorável. Um dos exemplos é a Sabor da Pizza, na Vila Tanguá, em Almirante Tamandaré. Nós estamos no mercado há quatro anos e sentimos que a cada ano tem tido um aumento. Não é aquela coisa expressiva, mas sempre tem melhorado. Neste ano, mesmo com a crise, as vendas permanecem da forma que estavam. Não teve aumento, mas não chegaram a cair, diz a gerente Sueli da Costa.


FRASE

A principal diferença entre o fast food e as pizzarias é a qualidade. O fast food é uma coisa rápida, já a pizza é algo que acaba aprimorando um pouco o paladar, e os curitibanos são muito exigentes quanto a isso. Ele (consumidor) está chegando ao ponto de avaliar o que ele vai consumir

de José Antônio Baggio, um dos sócios proprietários da Baggio Pizzeria & Focacceria


Sem abrir mão do dia da redonda

Leopoldo Guerios, da Domino’s, aponta que existe uma verdadeira paixão pela pizza entre os curitibanos. Para ele mesmo que o mnorador da Capital esteja procurando por uma alimentação mais saudável ou em conta, não abre mão do Dia da Pizza. É cultural, por mais que a pessoa queira fazer uma alimentação mais saudável, do ‘dia da pizza’ ele não abre mão. Isso ajuda para que a gente esteja indo na contramão, finaliza o empresário.


Os 10 sabores mais pedidas na casa das pizzas

1ª CALABRESA: Molho, mussarela, calabresa e orégano.

2ª FRANGO CATUPIRY: Molho, mussarela, frango, catupiry e orégano.

3ª PORTUGUESA: Molho, mussarela, presunto, cebola, ovos, azeitona e orégano.

4ª QUATRO QUEIJOS: Molho, mussarela, provolone, parmesão, catupiry e orégano.

5ª MARGHERITA: Molho, mussarela, tomate e manjericão.

6ª LOMBO: Molho, mussarela, lombo e orégano.

7ª MUSSARELA: Molho, mussarela e orégano.

8ª CALABRESA ESPECIAL: Molho, mussarela, calabresa, milho, bacon e orégano.

9ª MARINARA: Molho, mussarela, atum, tomate picado, provolone e orégano.

10ª PERUANA: Massa, molho, mussarela, atum, cebola, ervilha e orégano.