O  mercado de seguros  no Brasil tem evoluído, com novas opções de serviços, além de consumidores e profissionais  mais conscientes. Carreira & Cia conversou com Renato Pedroso, diretor de negócios da Previsul Seguradora, sobre as formas de diferenciar os serviços desse nicho do mercado. Segundo o executivo, a ideia é tornar os seguros mais próximos e eficientes para o cliente final, aproveitando o crescimento da demanda no Brasil.


Como é possível diferenciar os serviços e produtos que são comuns em outras seguradoras?

O consumidor deve estar atento às condições gerais do seguro aprovadas pelo órgão regulador (SUSEP), que são fornecidas pelas seguradoras. Nestas condições estão descritos os serviços de assistência incluídos no seguro e as coberturas, que podem variar muito. O principal diferencial da Previsul é a especialização em seguros de pessoas. Disponibilizamos uma variedade de produtos, a exemplo do Seguro Renda Hospital, que garante pagamento de um valor pré determinado por dia de internação, com carência de apenas um dia, e do Seguro AP Escolar, que garante ao aluno, em caso de acidente, remoção para o hospital de escolha dos pais, com reembolso de despesas médico hospitalares, além das coberturas de morte e invalidez por acidente.


Você acredita que os brasileiros começaram a creditar mais importância a esse serviço?

O brasileiro está muito mais consciente da importância do seguro de vida, de forma a garantir o seu padrão de vida e de seus dependentes. Os pais querem o melhor para seus filhos e contar com uma cobertura que garanta a subsistência deles, em caso de falta ou mesmo de invalidez, é uma atitude cada vez mais habitual na sociedade brasileira.


Como está o status da economia nesse setor do mercado?

O setor de seguros está inserido no mercado financeiro, que sente diretamente os efeitos da economia fraca. Contudo, há um descolamento do setor por conta da demanda reprimida, decorrente do grande acesso da população à classe média, que consome produtos de seguro de vida, como o prestamista, que garante a liquidação de dívida de financiamento em caso de morte ou invalidez do financiado. Esse produto é muito comum em financiamentos imobiliários, que avançaram muito nos últimos anos e ainda encontram grande demanda na economia brasileira.


Curtas

* Entre os dias 3 e 6 de junho, a equipe de natação do Clube Curitibano fez uma campanha inédita no Troféu Arthur Sampaio Carepa 2015. A agremiação alcançou o segundo lugar geral na competição e a primeira colocação na categoria Juvenil I.

* A partir de 1º de janeiro de 2016, como parte do programa Sped Fiscal, o envio do livro Registro de Controle da Produção e do Estoque, por meio do Bloco K, passa a valer. O IBEF-PR promove amanhã, 17/06, no Curitiba Trade Center, a partir das 9h, seminário abordando o tema. Informações e inscrições (41) 3016-2499 ou inscriçã[email protected] .

* A exploração de recursos naturais em benefício do desenvolvimento sustentável é tema da palestra Água, Energia e Alimentação – Desafios e tendências, promovida pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), que acontece amanhã (17), às 18h30, no auditório da instituição. Entrada gratuita.


Frase

Sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende

(Autor desconhecido)