A campanha de vacinação contra a gripe foi estendida em Curitiba. Agora, pessoas com idade entre 58 e 60 anos também podem ser imunizadas gratuitamente nas 109 unidades de saúde do município enquanto houver disponibilidade de doses da vacina.

A ampliação do público é baseada na resolução da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e integrantes dos grupos prioritários – idosos, crianças com até 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), profissionais da saúde, doentes crônicos, indígenas e pessoas privadas de liberdade – também continuam a ser vacinados.

Até as 11 horas desta quarta-feira, 351.300 doses haviam sido aplicadas na capital. O total representa 92,9% do público-alvo da campanha. Apenas o grupo das gestantes ainda não atingiu a meta de 80%. Os últimos dados indicam que 14.481 grávidas (76,5%) foram vacinadas nas unidades de saúde desde 4 de maio, quando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou. Curitiba está entre as capitais com maior adesão.

Outro alerta é para crianças que tomaram a vacina da gripe pela primeira vez neste ano. Após um mês, elas devem receber a segunda dose para reforçar o processo de imunização. A última atualização dos dados mostra que 3.984 crianças já tomaram o reforço da vacina.

A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 

Documentação

Para receber a vacina em qualquer uma das unidades de saúde de Curitiba, as pessoas devem levar os seguintes documentos:

Idosos e pessoas com 58 ou 59 anos: carteira de identidade.

Crianças de seis meses a cinco anos de idade: registro de nascimento ou a carteira de identidade e a carteirinha de vacinação.

Grávidas: é suficiente apenas que a mulher afirme estar grávida.

Mulheres com até 45 dias após o parto: apresentar qualquer documento com informação sobre o parto/nascimento do bebê, como declaração do hospital onde ocorreu o parto, certidão de nascimento do bebê, carteirinha de gestante etc.

Portadores de doenças crônicas: conforme relação de doenças crônicas definida pelo Ministério da Saúde, devem comparecer munidos de solicitação ou prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes já cadastrados em programas do SUS devem se dirigir à unidade de saúde onde estão cadastrados para receber a vacina.

Profissionais de saúde: serão vacinados, prioritariamente, nos hospitais ou nas unidades básicas de saúde onde atuam ou nos postos de vacinação, mediante apresentação de carteira de registro profissional no órgão de classe. Outros trabalhadores de clínicas e consultórios (clínica geral, clínica médica, pediatria, otorrinolaringologia, obstetrícia, pneumologia e infectologia) que atendem casos de gripe podem procurar as unidades de saúde munidos de declaração do médico responsável pelo serviço onde o profissional atua.

Indígenas: serão vacinados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Pessoas privadas de liberdade: serão vacinadas pela equipe da Secretaria de Saúde.