Neste sábado (20), às 22h, o Espaço Cultural Calamengau celebra 31 anos de muito forró em Curitiba. A data será comemorada com muito forró pé de serra, com a banda Calamengau e o Trio Caruá, de São Paulo, além do tradicional café da manhã nordestino e muita animação com quadrilha, em homenagem a São João. Os ingressos podem ser adquiridos na Casa das Bolachas, no Canto do Caita e no Cana Benta, ou diretamente no local, no dia da festa. O Calamengau está na Rua Roberto Barrozo, 1.190, no Alto São Francisco. Mais informações pelos telefones (41) 3078-7766 e (41) 9904-5129.

Eu tenho muito orgulho de completar mais um ano de forró em Curitiba. Quando cheguei na cidade, o ritmo era praticamente um desconhecido, em Curitiba se tocava muito samba, e hoje podemos observar diversas casas que priorizam a cultura nordestina e muitas bandas locais fazendo um forró muito bom. Não me arrependo de nenhum sacrifício em prol da disseminação do forró em Curitiba, descreve Maérlio Barbosa, o Ceará, idealizador do Calamengau.

O Espaço Cultural Calamengau, após alguns anos longe da Sociedade Vasco da Gama, retornou às origens em abril de 2015. A intenção é voltar a trazer artistas de renome nacional, além de continuar disseminando cultura local e tocando forró pé de serra, com a banda Calamengau e convidados, destaca o idealizador. O Calamengau está de volta!, enfatiza.

O início – O primeiro Calamengau nasceu em 1984, próximo à Reitoria, o espaço, além de apresentar a cultura do Nordeste à cidade, com música e gastronomia, também foi muito importante como uma opção de diversão. Naquela época o curitibano não tinha muita opção, principalmente nos dias de semana e eu abria já na segunda-feira, meu segundo melhor dia em termos de público, explica.

O Calamengau permeou muitos locais, inclusive no litoral de Santa Catarina, como petiscaria, mas, a partir de 1998, iniciou a época de ouro para o Ceará e para o Calamengau. Foi nesse período em que o espaço se transferiu em definitivo para a Sociedade Vasco da Gama, o famoso Vasquinho. O local era alugado para o forró aos fins de semana, mas, em 2000, a temporada aos sábados se tornou permanente e o Forró do Calamengau se tornou Espaço Cultural, abrindo as portas para todas as manifestações culturais.

Espaço Cultural Calamengau – A partir do ano 2000 o Espaço Cultural Calamengau também virou casa para os artistas locais e lá, além do tradicional forró, também funcionava a sede do Clube dos Compositores, casa do maracatu curitibano, dando origem a diversos grupos, local para ensaios de grupos de teatro e escolas de samba, entre outros.

Shows – O Espaço Cultural Calamengau também se tornou referência de qualidade na música, trazendo grandes nomes para se apresentar no local. Até hoje o espaço é lembrado pela trajetória de sucesso e por emprestar o palco para artistas como Dominguinhos, Elza Soares, Teatro Mágico, Monobloco e Geraldo Azevedo, entre outros.

Serviço:

31 anos de Calamengau e Forró de São João

Quando? No sábado, 20 de junho;

Que horas? A partir das 22h;

Quais são as atrações? Banda Calamengau e Trio Caruá, além da quadrilha e tradicional café da manhã nordestino;

Quanto custa? R$ 20,00;

Onde fica? Na Rua Roberto Barrozo, 1190 – Alto São Francisco – Curitiba | PR;

Informações: (41) 3078 7766 ou (41) 9904 5129.

Pontos de venda: Casa das Bolachas (Rua Amintas de Barros, 270 – Centro – Curitiba | PR), Canto do Caita (Rua São Francisco, 50, Centro – Curitiba | PR) e Cana Benta (Rua Itupava, 1431, Alto da Glória – Curitiba | PR). A venda de ingressos no local está sujeita à lotação da casa.