Três cidades paranaenses participam do 1º Encontro Nacional de Pitbulls, realizado no próximo domingo, dia 21 de junho. O objetivo é combater o preconceito sofrido por esta raça de cachorros, considerada violenta. O encontro acontece simultaneamente em 29 cidades brasileiras. No Paraná, três cidades participam do evento.
Em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e em dois municípios da região Oeste: Foz do Iguaçu e Guaíra. A ideia do encontro nacional surgiu depois da repercussão negativa das imagens do cinegrafista da TV Band, Luiz Carlos Jesus, sendo mordido por um cachorro desta raça no dia 29 de abril, durante os protestos dos servidores públicos estaduais no Centro Cívico.
O encontro na região da capital paranaense será no Parque São José dos Pinhais, a partir das três horas da tarde de domingo. No local há um espaço reservado para cães, onde os donos e simpatizantes da raça pitbull se reúnem. Os organizadores pedem para que todos os participantes levem focinheiras e guias para os cachorros, mesmo para os que sejam mais dóceis. Adestradores vão estar no local dando dicas para os tutores e também deve acontecer sorteio de prêmios para os participantes.