Termina na próxima segunda-feira (22) o prazo para que as 2,1 mil escolas entreguem os calendários escolares aos 32 Núcleos Regionais da Educação (NREs). A orientação da Secretaria de Estado da Educação é que sejam cumpridos os 200 dias letivos e as 800 horas de conteúdo previstas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Com as duas greves de professores feitas neste ano os alunos perderam 49 dias letivos, que precisam ser repostos. 

As propostas para os calendários de reposição de aulas são muitas, mas a Secretaria cumprirá o que a lei determina, destacou a secretária da Educação, professora Ana Seres. 

Cada regional apresenta uma realidade diferente, pois durante a paralisação houve casos de escolas que mantiveram as aulas normalmente, outras parcialmente, e outras fecharam as portas. Portanto, cerca de 50% das unidades escolares encerrarão o ano letivo em 23 de dezembro, enquanto outras só concluirão a reposição em 2016. 

O Colégio Estadual Fritz Kliewer, na Colônia Witmarsun (próximo a Palmeira), é um dos que vai concluir as aulas em dezembro. Não aderimos à greve. Nossos professores entenderam que os alunos seriam prejudicados, especialmente os que dependem do transporte escolar, explicou o diretor Peterson Lessnau Viana. O colégio tem 210 alunos, sendo que 90% deles dependem totalmente do transporte escolar para ir às aulas. 

TRANSPORTE ESCOLAR – Na próxima semana, o Governo do Estado e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) vão continuar as negociações sobre o custeio do transporte escolar dos alunos da rede estadual, prejudicados pelas paralisações. 

Cerca de 200 mil estudantes dependem do transporte escolar. A rede estadual tem um milhão de alunos.