Desde 1º de maio e até 31 de outubro deste ano, Milão é sede da Esposizione Universale, com o tema Nutrire il Pianeta, Energia per la Vita. É um evento extraordinário de alcance mundial, que oferece ao visitante uma verdadeira viagem ao redor do globo terrestre, circulando pela história, cultura e inovações de 148 países participantes.

O local da Exposição oferece um percurso único , com mostras temáticas, circuitos interativos, área de jogos e setor educativo para crianças e adolescentes. E os sabores dos países vizinhos à Itália, ou os mais distantes, sempre em clima convivial e harmonioso entre os povos.

Expo Milão 2015 é um laboratório global onde é possível sonhar com a construção de um novo mundo, melhor para todos. É uma ocasião única e que não será repetida para participar da criação de soluções concretas para alimentar o nosso planeta de maneira saudável, correta, suficiente e sustentável. É o que almejam seus organizadores.


Lake Arena e a Árvore da Vida, com jogo de jatos, luz e som e controla o microclima na área de exposição

ALITALIA E ETIHAD AIRWAYS
As duas companhias aéreas – Alitália e Etihad – são as transportadoras oficiais da Expo Milão 2015. Desenvolveram o conceito Connecting the World e estão empenhadas em promover e facilitar a participação na Expo de milhões de pessoas provenientes dos quatro cantos do mundo.

Com sua rede e o trabalho integrado com outras companhias parceiras, estão ligando Milão com outras 560 destinações no planeta. Duas aeronaves Airbus A330 da Alitália e Etihad Airways estão voando com pintura especial levando as cores da Expo Milano 2015, fazendo a promoção do evento global.

Os 148 países estão concentrados em 54 pavilhões, 9 cluster temáticos, um Distrito Future Food e mais de 100 restaurantes provenientes do mundo todo, abertos o dia todo, todos os dias, até 23 horas.

DECUMANO
O traço característico dos acampamentos dos antigos romanos era a planta octogonal, com caminhos perpendiculares entre elas. A estrutura em forma de cruz, que ainda é encontrada em muitas cidades modernas, inspirou o projeto do Sito Espositivo di Expo Milano 2015. No Decumano, a parte longa da cruz tem cerca de 1,5 quilômetro e acolhe os pavilhões dos 148 países participantes. 60 pavilhões ficam no interno do Cluster.

CARDO
O Decumano atravessa por inteiro o lugar da exposição, de leste a oeste. Já o Cardo conecta a Piazza d’Acqua (norte) com a Piazza della Via d’Acqua (sul). Com extensão de 350 metros e largura de 35 metros, é ocupada pela proposta expositiva da Itália. No ponto de interseção das duas vias, fica a Piazza Italia. A grande praça central da Expo deve simbolizar a Itália como ponto de encontro do mundo. Os edifícios do Cardo se inspiram nas clássicas cidades italianas, com volumes justapostos, pequenas praças, terraços e caminhos com pórticos.

LAGO ARENA
É uma bacia de água circundada por 3 mil espectadores. Nas proximidades há uma praça que pode acolher até 20 mil pessoas, com 100 árvores dispostas de forma concêntrica. No centro, uma fonte e a Árvore da Vida, uma estrutura que produz jatos d’água, espetáculos de som e luzes. É alimentada pelo Villoresi, um dos canais históricos dos campos de Milão, que irriga as áreas verdes e regula o microclima da área expositiva.

PALAZZO ITALIA
O prédio é básico, claro como uma obra de Land Art e pretende ser uma arquitetura-paisagem. Concebido como uma árvore/floresta, é um organismo espetacular, com energia sustentável. Na verdade, interage e troca energias com o ambiente, através tecnologia de ponta. E edifício representa o Estado e o Governo italiano e, diferentemente das outras estrutura, permanecerá ativo depois da Expo.


UM DIA EM MILÃO

Palazzo Italia, representando o Estado e o Governo italiano, será o prédio que permanecerá em uso após o término da Expo Milão

CAFÉ E BRIOCHE
Milão é famosa pelo café e pelos aperitivos de final de tarde. O café da manhã é um ritual. Para seguir o estilo do bom design, basta ir até Biancolatte, na via Turati número 30. Outra opção é a Pasticceria Cucchi, no corso Genova 1, que mantém seu ritual tradicional. No Design Library Caffè, na via Savona 11, uma experiência imperdível.

TRIENNALE DI MILANO
No Palazzo dell’Arte, viale Alemagna 6, obra do arquiteto Muzio no ano 1933, o visitante encontra nos 365 dias do ano o lugar perfeito para visitar exposição de arquitetura, design, moda, comunicação. Há quase cem anos a instituição se ocupa de bom gosto, usos e costumes, sociedade. Desde 2007 é sede da Triennale Design Museum.

EXCELÊNCIA
Museo Bagatti Valsecchi, Casa Boschi Di Stefano, Villa Necchi Campiglio e Museo Poldi Pezzoli. São casas transformadas em museus, que retratam a vida de Milão, testemunhos da evolução e das transformações da sociedade urbana. O mesmo acontece com a Fondazioni Vico Magistretti, Franco Albini e Achille Castiglioni, instituições mais jovens, mas de igual importância.

COMPRAS DE ESTILO
Qualquer caminhada pelas ruas de Milão já é ocasião para a compra de objetos especiais. Onde também se encontram objetos do desejo são os bairros Brera e Navigli. Mas existem algumas lojas centrais que devem ser visitadas, como o Design Supermarket da Rinascente, na piazza Duomo, número 10 do Corso. Outro endereço é High-Tech, na piazza XXV Aprile e a J&V Store, na via Melzo.

SABOR À MESA
Quando chega a noite, o jantar especial é sempre o da cozinha simples mas refinada, solida e precisa. Como em toda cidade cosmopolita que se respeita, também em Milão as escolhas são muitas. Para não errar, procure Brunello, no Corso Garibaldi 117, uma região cheia de história, totalmente transformada em lugar da moda nos últimos anos.

DESIGN PARA DORMIR
O sono com o tema design tem lugar certo: Nhow Hotel, na via Tortona, obra de Matteo Thun & Partners. Ou UNA Hotel Tocq, na via de Tocqueville, lugar trendy projetado por Aldo Cibic, ou ainda Seven Stars Galleria by Town House Collection, um exclusivo 7 estrelas no palácio histórico da via Silvio Pellico.


Decumano, com 1,5 km de comprimento, repete o formato característico dos acampamentos dos antigos romanos

MILÃO TAMANHO FAMÍLIA
A tradição manda: uma cidade perfeita tem o tamanho do homem. E das crianças. Daí que o Planetário é sempre atração, reproduzindo o céu estrelado e os fenômenos dos astros. O edifício fica no Giardini Pubblici Indro Montanelli, realizado em fins do setecentos em estilo francês, como primeiro parque urbano. Se estende desde o Corso Venezia até Bastioni di Porta Venezia, via Manin e via Palestro.

O binômio Milão e Técnica e representado no Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci, com 16 mil peças históricas, desde meios de transporte até a maior coleção do mundo em modelos realizados baseados nos desenhos de da Vinci, nos anos 50 do último século.

Não dá para esquecer o Castello Sforzesco, construído por Francesco Sforza no século XV, um dos maiores castelos da Europa, símbolo do poder de um homem e de uma cidade. Em torno fica o Parco Sempione, que no verão é o lugar de encontro das crianças.

Um lugar histórico para quem procura brinquedos de outras épocas é o Nano Bleu. Quando bater o cansaço, uma pausa em ambiente acolhedor é o Be Bop Milano, na viale Col di Lana, restaurante que serve frutos do mar, especialidades vegetarianas e tem até especialidades para quem tem intolerância a laticínios ou é alérgico ao gluten.

Mas quem prefere cair de boca em delícias quase proibidas, o endereço é o Chocolat, na via Boccaccio, ou os sorvetes artesanais do histórico Rigoletto, que está representado no Pavilhão Itália, na Expo Milão 2015. Mais recente é o Helados, na viale Monte Nero 50, com tradições de sabores da Sicília.

MILÃO FESTIVA
Milão é para ser descoberta, vivenciada, saboreada. E quem pensa assim, procura também degustar a hora do aperitivo e as noitadas animadas. São sete dias da semana, para curtir de tudo.

Os mais animados já conhecem a Terrazza 12, um lounge bar que abriu recentemente no décimo andar do The Brian&Barry Building San Babila, com elegante atmosfera dos anos 50 e uma fascinante vista para a Expo. Tendência, bar de arte e bistrot é Le Biciclette, combinando arte, comidas e bebidas, destacando fotografia, pintura, arte digital, design e moda.

Mas para ter a experiência do aperitivo em um lugarzinho especial, em pleno centro da cidade, é só ir direto para Cascina Cuccagna. Para um jantar com J maiúsculo, o correto é optar pelo Ristorante Terrazza Triennale, com serviço agradável, grandes clássicos e pratos da tradição italiana revisitados com toques modernos.

DEPOIS DO JANTAR
São muitas as opções na noite italiana de Milão, em termos de música, concertos, eventos, djs. Fabrique é um gigantesco clube recém inaugurado; o histórico Plastic, imperdível principalmente aos domingos à noite; Magazzini Generali; Alcatraz. Para um concerto e até uma ceia tardia, um espaço no gênero afroamericano, o Blue Note Milano, parte da rede do Blue Note, histórico jazz club de Nova York, Tóquio e Nagoya.

EMIRATES – O CÉU É O LIMITE
Quando morreu, no dia 7 de maio deste ano, Maurice Flanagan, o mundo não se deu muito conta de sua importância. O antigo funcionário da British Airways tinha 86 anos. Foi o criador da Emirates, companhia aérea do minúsculo — e riquíssimo — emirado de Dubai.

Em 1985 Flanagan recebeu a missão de criar a companhia aérea, começando com 10 milhões de dólares que o emirado ofereceu para a sociedade, uma equipe de 10 pessoas e dois aviões alugados.

Apostando no luxo, conforto e qualidade de serviços, Emirates inventou mini-suites privativas na primeira classe, ganhando a confiança da clientela de executivos. Hoje é a companhia que possui a maior frota do mundo do Airbus A380, o gigante dos ares, e dos Boeing 777, o maior bimotor do planeta.

A ambição da Emirates parece não ter fronteiras: proprietária de mais de 230 aviões, a sociedade do Estado já encomendou mais 279 aparelhos para os próximos anos. Os benefícios da empresa já ultrapassaram 40% : 1,24 bilhões de dólares apenas no curso do exercício 2014-2015, que fechou em março. O número de negócios também impressiona, aumentando 7%: 24 bilhões de dólares.

Em 2014 a companhia aérea dos Emirados Árabes fez com que o aeroporto de Dubai, hub da Emirates, destronasse o aeroporto de Heathrow, em Londres, de seu primeiro lugar mundial em número de passageiros internacionais, transportando 70 milhões de clientes.

Com um programa de investimentos de 32 bilhões de dólares, o aeroporto de Dubai espera atender 200 milhões de passageiros ao ano, até 2025. Emirates aproveitou o apoio de seu proprietário, inclusive para abrir novas linhas. Situada na encruzilhada de economias em forte crescimento – Ásia, Oriente Médio, África – ela capta os novos clientes, sem interferir nas velhas concorrentes ocidentais.

Emirates abre de oito a dez novas linhas ao ano, aumentando de maneira exponencial as possibilidades de eficácia de seu hub de Dubai. Uma vantagem que nenhum concorrente tem condições de combater comercialmente.


Foi o serviço de primeira linha que tornou as companhias aéreas do Oriente Médio as melhores do mundo

SEDUÇÃO SEM LIMITES
Raramente uma região influenciou tão rapidamente e profundamente o transporte aéreo quanto o Oriente Médio. As companhias do Golfo –Emirates, Qatar Airways e Etihad – mostram a que vieram, adquirindo outras transportadoras e oferecendo uma concorrência global aos hubs europeus. Seguem seus passos a Turkish Airlines e a Oman Air.

A primeira pedra do edifício foi a conquista e a fidelização do passageiro, graças a um serviço impecável. Um argumento que ganhou reforço, no início, com tarifas atraentes e promoções especiais. A segunda etapa da ascensão foi a construção de aeroportos permitindo ligar o hub ao conjunto do planeta, incluindo também destinos secundários.

O terceiro passo está sendo a globalização através da compra de outras transportadoras e a criação de alianças com parceiros poderosos. A Emirates serve mais de trinta cidades com o A380, como Dallas (USA), Milão (Itália) e Perth (Austrália). Com seus 490 assentos em média, o super jumbo europeu tem a vantagem de aumentar a capacidade de atendimento nos principais mercados mundiais, onde a saturação dos aeroportos limita as possibilidades de desenvolvimento.

Só em Paris, no aeroporto Charles de Gaulle, a Emirates opera desde junho de 2014, 3 ligações diárias com o A380, dominando o eixo Paris – Dubai, o que representa mais de 80% do mercado. Estudos mostram que o impacto da companhia aérea dos Emirados é positivo na economia europeia. A oferta de serviços da Emirates permitiu sustentar cerca de 85.100 empregos no continente, com uma contribuição ao PIB da União Européia equivalente a 6,8 bilhões de euros. Isso, sem contar com a compra dos Airbus A380.

Os primeiros 57 A380 e a encomenda de outros 83 aparelhos suplementares, gera ao PIB da União Européia 3,4 bilhões de euros, garantindo mais de 41 mil empregos. Hoje a Emirates serve com voos diretos 28 cidades da Europa, das quais 21 destinos nos 16 estados membros da União Européia. As outras 199 linhas são operadas com um transfer em Dubai. Quando há uma escala suplementar, são utilizadas outras companhias. Então, as correspondências em Dubai já asseguram 3 mil empregos, com um impacto de 215 milhões de euros no PIB do velho continente. De onde se conclui que realmente, tamanho não é documento. Se Dubai é minúsculo, seus dirigentes são gigantes.