O verão no hemisfério Norte é a oportunidade de conferir e apr oveitar os muitos eventos da temporada. Veja tudo o que você pode curtir nos próximos meses:

69ª. VERSÃO DO FESTIVAL DE AVIGNON
Um dos mais célebres e mais antigos festivais de teatro e artes cênicas do mundo, será apresentado durante 3 semanas — entre 4 e 25 de julho – em Avignon, mostrando a nata da arte contemporânea.

Ao mesmo lugar de vanguarda e referência, o festival desenvolve cerca de 50 espetáculos, debates e exposições, tendo como palco 20 lugares diferentes: desde pequenas capelas até a mítica Cour d’honneur do Palais des Papes, ou o novo local, FabricA.

Veja o programa e faça reservas no www.festival-avignon.com E curta leituras, café-teatro, circo, dança, música, espetáculos de rua para todos os públicos e todas as idades.Desfile de abertura dia 4 de julho, baile de encerramento dia 25 de julho.

PROCLAMAÇÃO DAS COLHEITAS
Ban des Vendanges – nos dias 29 e 30 de agosto – é a festa que abre a temporada de colheira das uvas nos vinhedos Côtes du Rhone. São 20 anos do evento festivo, gratuito, aberto a todos. Será um final de semana inteiro em Avignon, a Cidade dos Papas, incluindo no sábado um Mercado de Especialidades e, até meia noite, o Grand Bal des Vendanges.

No domingo, piquenique no rochedo Doms, com música, exposições artísticas, degustação de vinhos e comidas regionais. Acesse www.bandesvebdanges.fr para mais informações ou veja detalhes no www.avignon-tourisme.com

MUDEC E ÁFRICA
Até 30 de agosto, na via Tortona 56, a exposição ’Africa. La terra degli spiriti mostra idealizada para a Expo Milão 2015, e que marcou a abertura do MUDEC, Museo dele Culture. São 200 peças expostas contando a arte africana desde a Idade Média até hoje, com proposta que segue duas filosofias: obras de arte célebres e monumentais, selecionadas de acordo com o gosto ocidental. E obras mais próximas da tradição e alta sensibilidade africana. Uma programação de eventos paralelos completa a proposta cultural. Veja em www.mudec.it

LEONARDO DA VINCI
Considerada a maior exposição jamais dedicada a Leonardo da Vinci na Itália, Il Disegno del Mondo permanece aberta até 19 de julho, no Palazzo Reale de Milão.Apresenta uma visão diferente de toda sua obra, como artista e cientista.

O tema central é o desenho, fundamental na sua arte. E o contínuo contraste entre desenho, pintura e escultura; o confronto entre o antigo e o moderno; sua tendência utópica nos projetos, como caminhar sobre a água ou poder voar; a automatização mecânica e todos os argumentos que colocaram o Mestre como primeiro na lista de homens de saber. Uma obra que sempre intercalou arte e ciência.

TODOS OS FUTUROS DO MUNDO
Bienal de Veneza apresenta a 56ª. Esposizione Internazionale d’Arte com o título All the World’s Futures, com direção de Okwui Enwezor. A mostra forma um único percurso de exposição, desde o Padiglione Centrale (Giardini) até Arsenale, incluindo 136 artistas provenientes de 53 países.

La Bienale faz a ligação entre a arte e o desenvolvimento da realidade humana, social, política, na combinação de força e fenômenos externos. É a visão do resultado das tensões do mundo, influenciando a sensibilidade, energia e expressividade dos artistas, seus desejos e os motivos que movem sua criatividade.

NÁPOLI – POMPEIA E EUROPA
Pompéia e Europa – 1748-1943 – é projeto em exposição no Museo Archeologico Nazionale di Napoli – Scavi di Pomei – Anfiteatro. Aberta até 2 de novembro, conta a influência do sítio arqueológico de Pompéia sobre os artistas e sobre o imaginário europeu, desde o início das escavações em 1748 até o dramático bombardeamento em 1943.

São mais de 250 obras antigas e obras primas modernas provenientes dos maiores museus, documentando como Pompéia fascinou Picasso, Le Corbusier, Moreau ou Klee. O dia a dia interrompido pela erupção do ano 79 depois de Cristo foi invocada no Anfiteatro, onde os corpos moldados nas cinzas estão sendo apresentados ao público, depois da recente restauração. Veja em www.mostrapomeieuropa.it

FUNDAÇÃO PRADA
Em 1993 Miuccia Prada e Patrzio Bertelli fundaram em Milão a PradaMilanoArte, e dois anos depois, a Fondazione Prada. Tendo sempre no horizonte a idéia de prosseguir estimulando o calendário artístico na Lombardia, através de exposições de arte contemporânea, projetos de arquitetura, cinema e filosofia.

No último dia 9 de maio, foi apresentada ao mundo a transformação de uma destilaria dos anos 10 do Novencento, em um novo espaço de arte. No Largo Isarco, zona sul de Milão, 19 mil metros quadrados de área acolherão todas as atividades da Fondazione, incluindo uma área didática para crianças e um bar que recria a atmosfera dos típicos cafés de Milão. A Fondazione Prada também está presente em Veneza, no palácio de Ca’Corner della Regina e o novo prédio milanês inaugurou com a mostra Serial Classic, aberta ao público até 24 de agosto. A exposição é dedicada à escultura clássica e há instalações que dialogam com a arquitetura industrial e com os novos espaços, enquanto no cinema reina Roman Polanski como protagonista de uma resenha que vai mostrar até o seu documentário inédito. É aproveitar o verão europeu.

UM CONCERTO PARA DELOS
Nana Mouskouri, Mario Frangoulis, Marc Lavoine, Dany Brillant, Eleftheria Arvanitaki, alguns dos grandes nomes da música grega, estarão se apresentando no Panathenaic Stadium ( www.if-gr.org) no concerto do dia 2 de julho, para angariar fundos a serem utilizados na construção do novo Delos Archaeological Museum. A internacional Foundation for Greece – IFG – dirigida por Aspasia Leventis, é a responsável pelos trabalhos de design e supervisão do museu.

BELEZA CLÁSSICA
A beleza da Antiga Grécia é o ponto alto da exposição Defining Beauty. The Body in Ancient Greek Art. Seis esculturas do Parthenon viajaram de seu lugar permanente para serem expostas, juntamente com outras 150 obras, que fazem o universo de esculturas desde tempos pré-históricos até a época Helenista. No British Museum, até 5 de julho. Veja em www.britishmuseum.org

STAVROS NIARCHOS FOUNDATION CULTURAL CENTRE
Desde o dia 21 de junho, até amanhã, 24, o Centro Cultural Stavros Niarchos, já no seu estágio final de construção, está permitindo a visitação pública como antevisão do que será oferecido na abertura oficial.

Quem estiver em Atenas vai poder os tipos de cuidados com meio ambiente, espaços para esportes e eventos culturais que terão lugar regularmente, após a inauguração no próximo ano.

A agenda de quatro dias atual mostra a identidade, o novo espaço para educação, sustentabilidade, criatividade e imaginação que os visitantes terão à disposição em 2016.O evento atual contou com a palestra do arquiteto Renzo Piano sobre sustentabilidade, documentários, um jogo de xadrez com o antigo campeão mundial Garry Kasparov e vários oponentes, uma corrida iniciada no Panathenaic Stadium da capital grega, terminando no Stavros Niarchos Park, além de várias atividades esportivas para várias faixas etárias.

Um concerto no dia 21 marcou o World Music Day e projeções de vídeo arte assinadas e orientadas por Robert Storr, acadêmico americano, pintor e crítico de arte foram destaque. A entrada grátis para todos os eventos pedia apenas o registro antecipado para algumas atividades. Saiba mais no www.snf.org

ESTRADA DA GRAND TOUR
Um novo itinerário convida ao visitante da Suíça a explorar os lugares mais bonitos do país utilizando o carro. O circuito de cerca de 1600 quilômetros cruza lugares de quatro línguas diferentes, cinco passagens alpinas, onze heranças da UNESCO no mundo, duas biosferas, vinte e dois lagos. Ou seja, uma síntese da Suíça com os cenários naturais mais impressionantes, com toda riqueza cultural. Isso, no seu ritmo, já que quem estará dirigindo será você mesmo.

Os 234 quilômetros da rota já levam através da região de lagos, vinhedos do Jura e dos Alpes. Dá para ver os Alpes começando pelos banhos termais famosos de Lavey, para depois subir até Leysin onde o restaurante Kuklos oferece uma fantástica vista para o Lago Geneva e os Alpes. Os que gostam de emoções, seguem até o Glacier 3000, acima de Les Diablerets, o mais alto ponto da região, com uma vista panorâmica do restaurantes projetado pelo famoso arquiteto Mario Botta. Desde o último outono, Peak Walk é a novidade, como a mais alta ponte suspensa ligando o cume de duas montanhas.

Em Villars, a atração é um campo de golfe com 18 buracos, com um cenário único. Voltando para terras planas, um trajeto pelas margens do Lago Geneva é o caminho para o castelo de Chillon. Nas proximidades, as cidades de Montreux e a possibilidade de um passeio de barco Belle Epoque para relaxar em meio às belezas do lugar.

Montreux é também o lugar ideal para iniciar uma viagem de trem para Rochers-de-Naye, em uma altitude de 2 mil metros. Outra opção é o trem panorâmico GoldenPass até o Pays d’Enhaut. A jornada continua para os terraços de vinhedos de Lavaux, um destaque da UNESCO desde 2007.É lugar para ser explorado em caminhadas, de bicicleta ou a bordo dos pequenos trens turísticos.

Em Lausanne, capital da região e dos Jogos Olímpicos, a visita indispensável é para o Museu Olímpico, os museus de arte – Musée de l’Art brut, o Elysée, ou Musée des Beaux-Arts. A noite é mais animada com os entretenimentos do distrito Flon. A cidade velha e sua catedral são a sedução dos que gostam de história, que também terão interesse na herança romana em Nyon, ou o National Museum de Prangins.

Quem curte natureza deve visitar Morges, com sua flores, e o Vallée de Joux, no coração do Parc Jura Vaudois, com suas inúmeras trilhas para hiking. A região é famosa também por causa da indústria relojoeira, representada no Espace Horloger. Caixinhas de música são outra atração, em exposição no museu CIMA de Sainte-Croix.

A última etapa é o lago de Neuchâtel ,Yverdon-les-Bains, com sua relaxantes águas termais, lugar ideal para terminar os dias de visitas a centros históricos e museus.

Desde maio uma nova página na Internete –www.roadtrippers.ch – , e um mapa turístico regional estão disponíveis para ajudar a organizar um itinerário, sem perder nenhum dos pontos altos da bela paisagem suíça.