Essência clássica, sóbria e com toques do passado. Essa é a ambientação sugerida para quem gosta de beber e apreciar um bom vinho no espaço da Casa Cor 2015, intitulado Refúgio do Enófilo.

Assinada por Janaina Macedo, a criação é destinada para casas de campo ou de montanha. O espaço tem uma ampla adega e um confortável espaço living para apreciar um belo vinho.

Ela revela que o ambiente foi elaborado com requinte, porém para gostos mais clássicos, trazendo a tradição do vinho e do tempo nos móveis e revestimentos utilizados. O estilo clássico é predominante e as cores escuras foram escolhidas para manter o aconchego dessa proposta que é para regiões frias, explica Janaina.

Essa é a segunda participação da engenheira civil especialista em arquitetura na mostra, que em sua estreia em 2014 se destacou com a Sala Brasileiríssima e recebeu o prêmio de Ambiente mais Sofisticado.

A mostra Casa Cor 2015 Paraná foi aberta ao público nesta terça-feira, 23, e segue até 9 de agosto de 2015. O espaço escolhido nesta ano para abrigar os ambientes foi A Fabrika, localizada na Rua Fernando Amaro, 60, no Alto da XV. A sala do Refúgio do Enófilo é a número 40.

A classe do antigo — Assim como o vinho, a madeira fica ainda melhor com o passar do tempo. Por esse motivo e para valorizar a história do espaço A Fábrika, o forro de madeira original foi mantido e restaurado. O revestimento do teto é o mesmo da construção do começo do século, que abrigava a Fábrica de Fitas Venske.

Os tecidos nobres recebem tons sóbrios e o veludo preto das cortinas, além de trazer sofisticação, tem o objetivo de preservar os vinhos da luz natural. A marcenaria da adega apresenta o MDF de Aço Corten da Masisa e o piso é da linha Marcas do Tempo da Durafloor.

Adega tradicional
Na grande adega os vinhos são armazenados em colmeias. Não é climatizada, pois o espaço foi pensado para regiões frias. No entanto, ela seria facilmente adaptada para climas mais quentes.


CASA COR PARANÁ CHEGA À 22ª EDIÇÃO
Essa é a 22° edição da Casa Cor Paraná, que neste ano apresentará 48 ambientes residenciais, comerciais, corporativos e também de gastronomia e eventos. O espaço escolhido tem 3 mil metros quadrados. De acordo com os organizadores, a escolha do local confirma o papel da mostra de decoração em focar na valorização do patrimônio arquitetônico de Curitiba.

Em atividade até 1980, o espaço A Fábrika é hoje um local multicultural que abriga empreendimentos como academia de ginástica, teatro, escolas de idiomas e dança.

A mostra reuniu quase 70 profissionais entre arquitetos, designers e paisagistas que exploraram a arquitetura do imóvel. O pé direito alto, o sistema de ventilação inteligente, a iluminação natural e os dutos de eletricidade aparentes são detalhes charmosos e de inspiração industrial que contribuíram para o resultado final.

Nesta edição, o evento traz como temas o consumo consciente, a tecnologia aplicada ao morar e a brasilidade, também proposta pela mostra nacional da Casa Cor.

O espaço também prima pela união da arte e de antiguidades. Para isso, Janaina reeditou uma parceria com o artista plástico paranaense Eleutherio Netto. Para o espaço, ele desenvolveu uma tela de grandes proporções, criada exclusivamente para o Refúgio do Enófilo.

Para a criação da obra, o artista utilizou pigmento da uva. Além disso, o destaque fica por conta do majestoso lustre do Antiquário Cristiano Ross. Todo em bronze maciço e alabastro esculpido manualmente é a peça central do ambiente. Compõe também o espaço um belo gramofone.

Parceiros fornecedores Refúgio do Enófilo: MDF Masisa, móveis Sierra, lustre Antiquário Cristiano Ross, tecidos Casa Nova Interiores, revestimento em pedra Guaraúna, vinhos Adega Brasil e Salton, piso Durafloor e papel de parede Orlean, marcenaria Lider Arte, vidros e espelhos AMF Vidros. Formada em Engenharia Civil pela UFPR com aprimoramento em design de mobiliário, luminotécnica e paisagismo, Janaína é Master em Arquitetura e Iluminação. Atua na concepção e execução de projetos arquitetônicos, de interiores, luminotécnicos e de paisagismo.

SERVIÇO
Casa Cor Paraná 2015
Período: De 23 de Junho a 9 de Agosto de 2015
Local: A Fabrika. Rua Fernando Amaro, 60 – Alto da XV. Curitiba/PR
Refúgio do Enófilo: Sala número 40.
Site: www.casacor.com.br/parana | www.janainamacedo.com.br
Facebook.com/janainamacedointeriores
Instagram.com/janinamacedointeriores