SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Segundo analistas de mercado, a audiência diária do serviço de “streaming” da Netflix deve superar os números de cada uma das quatro principais redes de TV dos Estados Unidos daqui a menos de um ano. A análise de Barton Crockett, da FBR Capital Markets, uma empresa de investimentos e análise de mercado, baseou-se na comparação entre o número de horas assistidas pelos usuários da Netflix – 10 bilhões no primeiro trimestre de 2015, segundo a companhia – e os números de audiência das quatro principais redes de televisão – ABC, NBC, CBS e Fox -, segundo o instituto medidor de audiência Nielsen.

No período, a pontuação média do serviço de “streaming” em 24 horas seria de 2,6, já empatada com a ABC e NBC. Mantendo-se a média de crescimento de audiência de 40% ao ano, a Netflix ultrapassaria todas as emissoras em algum momento de 2016. Cada ponto equivale a 1% do total de lares do país com acesso a televisão. Para o cálculo da estimativa de audiência do Netflix, foram considerados como total de lares o número de assinantes do serviço nos Estados Unidos.

Crockett também conduziu uma pesquisa de mercado divulgada pela ClearVoice Research em abril, em que os 57% dos consumidores disseram preferir pagar pelo serviço de “streaming” do que por TVs por assinatura. A Netflix está presente em 40% dos lares norte-americanos, número ainda bem abaixo dos 84% da TV paga, segundo dados do Leichtman Research Group. Outro levantamento divulgado pela Oppenheimer, também uma empresa de pesquisa, projetou que a Netflix alcançará a marca de 239 milhões de assinantes em 2020, quase quatro vezes mais que os atuais 62 milhões.