O que deveria fazer um time que está na zona de rebaixamento? Lutar para não cair. E como lutar? Uma boa opção é lançar mão de um guerreiro. Pode ser um gladiador? No caso do Coritiba, sim. Assim, imerso na zona de degola, o time paranaense deverá escalar Kléber Gladiador para o jogo deste domingo (28), diante do Cruzeiro, no Couto Pereira.

Atualmente, o Coritiba está em 18º lugar, com 4 pontos. Nas posições imediatamente acima da zona de rebaixamento, há três times, todos com 9 pontos. Assim, os coxas-brancas não têm chance de sair da degola de imediato. Contudo, o manual de pontos corridos recomenda que os times recuperem pontos perdidos o mais rápido possível. Daí a pressa em escalar força máxima – o que, no caso do Coritiba, significa colocar o recém-contratado Kléber em campo.

O técnico Ney Franco não confirmou a escalação para este domingo. Mas Kléber treinou entre os titulares. Ele mesmo admite que não está na melhor forma. Tenho consciência que vai ser difícil, são sete meses sem jogar, vou sentir falta de ritmo, disse ele, nesta sexta-feira (26), em referência a ter sido encostado no Grêmio, de onde veio para o Coritiba.

Kléber diz estar ciente da importância de reagir na tabela de classificação. Mesmo jogando mal, o que a gente precisa é o resultado. Tem que vencer em casa, contra a equipe bicampeã brasileira, para dar mais tranquilidade, declarou.

Na Roma dos gladiadores, a vida ou a morte dependiam de um sinal positivo ou negativo do imperador – que normalmente atendia ao desejo da torcida. Kléber diz ter a receita para ganhar um sinal positivo. Torcedor cobra, como em todos os grandes clubes. Tem que correr, se esforçar. O torcedor reconhece essas coisas, afirmou.

Time

O Gladiador deverá ser escalado ao lado de Marcos Aurélio no ataque. Em relação à ultima partida – empate em 2 a 2 com o Atlético, no domingo (21) – as outras mudanças são as entradas de Helder e Rosinei como volantes, nos lugares de Cáceres e João Paulo, e Lucio Flávio no meio, em vez de Ruy. Na lateral-direita, Norberto cumpre suspensão. Rodrigo Ramos  e Ivan disputam a posição.

 

Coritiba x Cruzeiro

Coritiba

Bruno; Rodrigo Ramos (Ivan), Luccas Claro, Leandro Silva e Henrique; Helder, Rosinei, Lucio Flávio e Esquerdinha; Marcos Aurélio e Kleber. Técnico: Ney Franco

Cruzeiro

Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Pará; Willians, Henrique, Allano, Marquinhos e Willian; Leandro Damião. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba, domingo, às 16 horas